Como armazenar alimentos na geladeira corretamente

Armazenar alimentos na geladeira é essencial para que a validade seja a ideal. Por quantas vezes você comprou algo no supermercado antes da hora? Talvez isto aconteceu justamente porque ele não teve seu armazenamento em condições adequadas.

Todo mundo já passou por uma situação de comprar um produto e ver que ele estragou antes da hora. Se isso aconteceu é porque alguém errou em algum processo até ele chegar na sua residência. Por muitas vezes, o próprio supermercado não obedece as diretrizes de armazenamento, o que acaba condenando o produto antes da hora.

Por isso, quando você chega em casa com as compras, deve armazená-las corretamente na geladeira e no freezer. O procedimento correto irá garantir uma maior durabilidade e também evitar o desperdício desnecessário de alimentos.

O que fazer para armazenar alimentos na geladeira corretamente

Alguns alimentos precisam de mais refrigeração do que outros. O primeiro passo ao chegar em casa com as compras é justamente separá-los de acordo antes de colocá-los na geladeira.

Como armazenar alimentos na geladeira

Equipamentos mais cheios, precisam de mais refrigeração. Por isso, quando o aparelho estiver muito cheio, não esqueça de mexer no termostato e aumentar a potência de refrigeração.

Alimentos que estragam mais rápido devem ficar nas prateleiras mais altas

Alimentos que precisam de mais refrigeração e estragam mais rápido devem ficar nas prateleiras superiores para receberem mais ar frio. Use este espaço para guardar frios, queijos, carnes

Ovos jamais devem ser guardados na porta

A porta da geladeira é uma das áreas com maior variação de temperatura. Como os ovos precisam ser armazenados em uma temperatura constante, você pode colocá-los no recipiente e deixar nas prateleiras do meio.

Frutas, legumes e verduras devem ser guardados nas prateleiras inferiores

Os vegetais devem ficar armazenados na gaveta própria. Caso não tenha espaço suficiente, deixe-os sempre nas prateleiras mais baixas.

Pratos prontos podem ficar nas prateleiras do meio

Refeições preparadas podem ser armazenadas nas prateleiras do meio. Comida pronta pode ser guardada em geladeira por até 48 horas. Caso decida congelar, o prazo aumenta para três meses. O descongelamento deve ser feito na geladeira, nunca em temperatura ambiente.

Para encerrar, deixamos um vídeo com mais dicas de como armazenar alimentos na geladeira:

Leia também: Como armazenar molho de tomate caseiro.

82 comentários em “Como armazenar alimentos na geladeira corretamente”

Deixe um Comentário