Como armazenar insulina NPH em casa e para viagem

A insulina NHP, Protamina Neutra Hagedorn ou Insulina Humana Recombinante, é um tipo de insulina de ação intermediária usada por pessoas com diabetes para controlar o nível de açúcar no sangue. Ela é usada como injeção embaixo da pele uma a duas vezes ao dia e o efeito é sentido em 90 minutos e duram 24 horas. Além dos cuidados ao tomar, é muito importante que o paciente saiba como armazenar insulina NPH, pois armazenando errado pode estragar a insulina e ela não vai fazer o efeito desejado. Veja abaixo todos os detalhes importantes.

Como armazenar insulina NPH

Os frascos de insulina, não importa o tipo, canetas ou injetáveis, tem que ficar na geladeira em uma temperatura de 2 a 8ºC, não podem ser colocadas no congelador para não estragar. A temperatura muito baixa congela e estraga o medicamento, se a insulina já congelou não use-a, jogue fora.

Não coloque na porta pois a porta da geladeira é aberta toda hora e poderá fazer o medicamento esquentar. Nem coloque muito perto do congelador, para não congelá-la, coloque na estante do meio.

Depois de aberta ela aguenta até 28 dias em temperatura ambiente de até 30ºC, a não ser que seja Detemir, esta pode ficar até 42 dias fora da geladeira. Depois dos 28 dias a pessoa tem que jogar fora mesmo que ainda tenha insulina no frasco ou caneta. Anote no frasco o dia que ele foi aberto. As canetas costumam durar menos tempo após abertas, 14 dias.

Se estiver fechada normalmente dura uns 36 meses na geladeira (2ºC a 8ºC), verifique a data de validade na embalagem!

Como armazenar insulina NPH
Como armazenar insulina NPH corretamente, em casa e na viagem

Nunca agite o frasco ou caneta com força pois isto pode estragar a insulina, a não ser que seu médico recomende. Normalmente a insulina NPH fica uniformemente turva se você rolar suavemente o frasco ou caneta.

Como armazenar insulina NPH para viagem

É importante não colocar a insulina no porta-luvas nem deixar dentro do carro parado no sol ou no frio extremo. A temperatura ideal é entre 2 e 30ºC se estiver aberta.

Leve a insulina na bagagem de mão e se possível em uma bolsa térmica. Se a viagem for longa, mais do que seis horas, coloque em um isopor com bolsa térmica de gel, para não ter muita oscilação na temperatura. Se não tiver gel pode usar gelo, mas o gelo provavelmente terá que ser trocado.

Lembre-se sempre de levar a receita com você principalmente se for viajar de avião.

Aproveite para conferir também como armazenar molho de tomate caseiro.

2 comentários em “Como armazenar insulina NPH em casa e para viagem”

Deixe um Comentário