Como armazenar leite materno corretamente

Mães que estão amamentando e precisam trabalhar precisam saber como armazenar leite materno corretamente. É muito importante conservar o leite de maneira que ele não estraga e traga riscos para o bebê. Vamos explicar abaixo tudo que você precisa fazer para manter o leite materno seguro para a saúde do bebê.

Como armazenar leite materno

Você irá precisa de um frasco de vidro transparente ou de plástico duro, pode ser os de café solúvel. Lave bem o frasco com sabão, em seguida ferva o frasco e a tampa por 15 miuntos depois que começar a ferver.

Escorra para secar deixando em cima de um pano limpo. Depois que estiver seco feche com a tampa. Sempre anote data e hora que tirou o leite.

Quando for encher com o leite lave as mãos com sabão e as mamas com água, para não haver contaminação, depois seque-as. Deixe o vidro um pouco vazio pois pode ocorrer aumento do volume do leite, uns dois dedos.

Guarde o recipiente na geladeira ou congelador sempre bem tampado. Se o recipiente ficar muito vazio, pode completar em outra coleta que fizer no mesmo dia. Sempre deixando dois dedos de espaço vazio no vidro.

Como armazenar leite materno corretamente
Como armazenar leite materno corretamente

Nunca coloque o leite materno na porta da geladeira pois ocorre mudanças bruscas de temperatura.

Quanto tempo dura o leite materno armazenado?

O leite materno vai durar 24 horas se estiver na geladeira. Se for no freezer ele dura 15 dias (-18ºC), se for congelador dura 4 dias (4ºC).

Não se deve deixar o leite materno em temperatura ambiente! Ele irá estragar. Pode ficar em uma temperatura de 23ºC por no máximo 4 horas.

Nunca recongele o leite!!

Como descongelar para dar ao bebê?

Primeiro desça o leite para geladeira no dia anterior para descongelar lentamente. No dia seguinte coloque em banho-maria mas deixando a água quente em fogo desligado, para ele ficar morno. Vá agitando lentamente o recipiente para misturar tudo.

Em seguida dê para o bebê. O que sobrar jogue fora.

Sobras de leite que foi descongelado mas não aquecido pode ficar até 12 horas na geladeira após o descongelamento.

Como transportar leite materno em viagens?

Se você vai precisar transportar o leite materno é importante colocá-lo em isopor ou sacola térmica com bolsa de gel térmica ou gelo.

Aproveite para conferir como armazenar alimentos na geladeira.

1 comentário em “Como armazenar leite materno corretamente”

Deixe um Comentário