Como armazenar quibe, kibe

Como armazenar quibe (kibe) se estiver cru ou cozido? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar para guardar por mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar quibe, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar quibe

É importante informar que o quibe é um alimento perecível e não deve ficar muito tempo na temperatura ambiente. Nunca deixe mais do que duas horas em temperatura ambiente. Se onde você mora a temperatura for maior que 32ºC, não deixe mais do que uma hora. O risco de propagar bactérias nocivas e causar intoxicação alimentar é muito grande.

O quibe cru não deve ser guardado por muito tempo na geladeira, o ideal é comer ou assar/fritar no mesmo dia que fez, pois o risco da carne crua estragar é muito grande. Se não comer todo o quibe cru, deixe na geladeira em recipiente hermético de um dia para o outro, e prepare frito ou assado no dia seguinte. Evite comer cru no dia seguinte!

Se o quibe estiver assado ou frito, coloque dentro de recipiente hermético na geladeira. Ele irá durar de três a quatro dias sem ficar ruim.

Pode congelar quibe?

Se não pretende comer tudo, o ideal é justamente congelar para ele durar mais tempo.

Você pode congelar o quibe cru ou assado/frito. Mas é importante destacar que ele fica mais saboroso se for congelado cru. Assado ou frito, ele resseca e perde qualidade com o congelamento, principalmente o frito, que fica esquisito devido ao óleo da fritura.

Para congelar faça bolinhas com o quibe, coloque em uma forma e leve ao freezer. Espere congelar, quando congelar passe para saco de congelamento e volte ao freezer. Quem preferir pode fazer bolas maiores, embalando-as com papel alumínio e depois no saco de congelamento. O papel alumínio vai proteger da queimadura do ar frio do freezer.

Como armazenar quibe, kibe
Dicas para armazenar quibe, kibe

No freezer o quibe cru ou assado pode durar uns três meses sem ficar ruim.

Para preparar remova do freezer e coloque direto no forno médio, regando com azeite. Quem quiser pode levar direto para fritar ou colocar na air fryer. Não precisa descongelar!!! É importante que a temperatura seja branda, para dar tempo de cozinhar o interior ou aquecer o interior (se já estiver pronto).

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do quibe. Normalmente quando estraga fica com cheiro de azedo, pode ficar gosmento ou aparecerem manchas estranhas. Notando algo errado não coma, descarte.

Se o seu quibe congelado ficou com marcas de queimadura pelo ar frio, ressecadas, não quer dizer que estragou todo o quibe. Mas essa parte queimada fica com sabor e textura desagradáveis.

Deixe um comentário