Como armazenar ovo cozido, quanto tempo dura

Ovo é um superalimento pois contém diversos nutrientes como proteínas, ferro, zinco e vitaminas A, B12, B2, B5, D e E. É um aliado das pessoas que fazem dieta pois ajuda a matar a fome e não tem muitas calorias, além de ajuda a queimar gordura abdominal. Por isso muitas pessoas gostam de deixar ovo cozido pronto na geladeira para comer durante a semana e não precisar ficar usando fogão toda hora. Veja abaixo como armazenar ovo cozido corretamente. Quanto tempo dura o ovo já cozido? Ovo cozido deve ser guardado na geladeira? Pode levar na marmita?

Como armazenar ovo cozido

O tempo de durabilidade do ovo cozido vai depender de como ele é armazenado. É muito importante colocar os ovos cozidos na geladeira em, no máximo, duas horas depois de pronto. Passando de duas horas o risco de propagar bactérias nocivas é grande!

Para guardar os ovos cozidos na geladeira coloque-os sem descascar em recipiente hermeticamente fechado ou sacos plásticos tipo ziplock. Quem não tiver nenhum dos dois pode embrulhá-los com papel alumínio ou filme plástico, mas tem que embrulhar bem para não entrar em contato com o ar da geladeira.

Na geladeira eles irão durar até uma semana após o cozimento (desde que mantido nas condições corretas). É importante evitar descascar os ovos cozidos, pois a casca ajuda a manter a frescura do ovo. Mas mesmo na casca, coloque dentro de recipiente com tampa, para evitar que ele absorva odores da geladeira. Senão poderá ficar com gosto ruim.

Imagem de ovos coloridos com rostos, como armazenar ovo cozido
Como armazenar ovo cozido, quanto tempo dura

Caso já tenha descascado os ovos cozidos, coloque papel toalha úmido na parte inferior do pote, depois coloque os ovos dentro do pote e cubra com outro papel toalha umedecido. Isso ajudará a manter a umidade do ovo e ele não ficar ressecado.

E ovo cozido na temperatura ambiente? Quanto tempo dura?

Como falado no primeiro tópico, se você deixar os ovos cozidos mais de duas horas fora da geladeira (temperatura entre 4 e 50ºC) pode propagar bactérias que causam intoxicação alimentar. Não coma, jogue fora!

Se onde você mora for mais do que 32ºC, evite deixar por mais que uma hora na temperatura ambiente. 

Pode congelar ovo cozido?

Não é recomendado o congelamento de ovos cozidos pois a clara ficará dura e emborrachada, toda enrugada.

Mas é possível congelar as gemas cozidas! Basta guardá-las em recipiente hermeticamente fechado antes de colocar no freezer, pode ser sacos de congelamento também. As gemas irão durar até 3 meses sem perder a qualidade. Para usá-las basta colocar na geladeira para descongelar lentamente durante a noite ou coloque embaixo da água corrente. Coma assim que descongelar!

Como levar ovo cozido na marmita?

Você pode levar o ovo cozido com casca e descascá-lo na hora que for comer ou já levá-lo descascado junto com o restante da comida. Mas é importante colocá-lo em marmita térmica, uma vez que se ficar mais de duas horas na temperatura ambiente poderá estragar.

Se for esquentar no microondas o ideal é cortá-lo ao meio e esquentar apenas por 30 segundos, pois os ovos cozidos no microondas podem explodir.

Como saber se o ovo cozido estragou?

A melhor maneira de saber se o ovo está estragado é pelo cheiro e aspecto. Se estiver com cheiro de enxofre forte, provavelmente estragou, não coma! Nem prove para sentir se estragou!

5 comentários em “Como armazenar ovo cozido, quanto tempo dura”

  1. Cozinhar o ovo e guardar na geladeira com casca, precisa estar dentro do saco plastico? Pode ficar so na casca e armazenar por 1 semana?

    Responder
    • Olá Bruno
      O ideal é colocar dentro de algum recipiente com tampa, para evitar que ele absorva os odores da geladeira. Você pode guardar na casca, mas mesmo só na casca, ele pode absorver. Por isso é importante colocar dentro de outro recipiente.

      Responder

Deixe um Comentário