Como guardar gelatina

Como guardar gelatina do pacote fechado e a pronta? Ela pode ficar em temperatura ambiente ou tem que ser mantida na geladeira todo o tempo? Será que é possível congelar gelatina ou vira uma pedra? Explicaremos a seguir as melhores formas de armazenar a gelatina para ela durar mais tempo sem ficar com sabor ruim.

Como guardar gelatina

Todas gelatinas no pacote fechado, que não foram abertas, devem ficar em temperatura ambiente, local seco, fresco e escuro, como a despensa da casa. A não ser que o pacote avise para guardar na geladeira. Se guardada corretamente ela pode durar até dois anos fechada sem ficar ruim.

Ela pode até durar mais que o tempo indicado na caixa, mas verifique o aspecto por causa de mofo. Se onde você mora for muito úmido, poderá aparecer mofo, não coma! Depois da validade ela poderá mudar a textura, a cor ou o sabor, mas normalmente está boa para comer. A não ser que tenha mofo, não coma!

O pacote após aberto pode durar mais uns três meses, portanto não demore para fazer o resto caso não use todo o pó.

Como armazenar gelatina
Como armazenar gelatina corretamente?

Se a gelatina já foi preparada então ela deve ser armazenada na geladeira o tempo todo, tem que ficar refrigerada. Coloque a gelatina em recipiente hermético ou em potinhos com tampa, não deixe aberto pois irá absorver os aromas da geladeira. Na geladeira a gelatina pronta irá durar uns sete dias sem amolecer, sempre verifique o aspecto se passar muito tempo na geladeira.

Não deixe a gelatina pronta em temperatura ambiente por muito tempo, pois pode propagar bactérias nocivas.

Pode congelar gelatina?

O congelamento da gelatina no freezer não é recomendado, pois ele irá quebrar as ligações que mantêm a gelatina presa, ela irá virar líquido no descongelamento, ou seja, ficará ruim para comer.

Como saber que a gelatina está estrafada?

Verifique sempre o aspecto e o cheiro, notando cheiro estranho ou alguma aparência que não é normal, nem prove! Ela pode amolecer com o passar do tempo na geladeira. Principalmente em caso de mofo, é muito perigoso para sua saúde, descarte!

2 comentários em “Como guardar gelatina”

    • Olá Jose
      De acordo com as receitas na web, não há necessidade de deixar na geladeira, pois o açúcar conserva o doce. Mas caso tenha formigas onde você mora ou seja muito quente, você pode conervar na geladeira, deixando dentro de recipiente hermético. Longe da parte do freezer, para não correr o risco de dar gostas de água. A geladeira normalmente conserva por mais tempo.

      Responder

Deixe um comentário