Como descongelar comida de maneira segura

Como descongelar comida de maneira segura? Tem algum método de descongelamento de alimentos mais seguro que outro? Qual temperatura adequada? Pode descongelar carne fora da geladeira ou é perigoso? Neste post explicaremos sobre o descongelamento de comidas para não correr riscos de saúde.

Como descongelar comida de maneira segura

Se você costuma pegar um pacote de carne ou frango do congelador e deixar na temperatura ambiente para descongelar mais rápido, você está correndo risco de saúde. Este método de descongelamento é considerado errado por não ser seguro.

Qualquer alimento perecível cru ou cozido como carnes, aves, ovo e outros, devem sempre ser mantidos em temperatura segura durante o descongelamento. Enquanto estão congelados não há perigo, mas quando começam a descongelar, ainda mornas a 4,5°C, bactérias que estavam no alimento já começam a se multiplicar, isto a apenas 4,5°!

Como descongelar comida de maneira segura
Como descongelar comida de maneira segura

É por isso que nunca se deve deixar alimentos perecíveis mais de duas horas em temperatura ambiente para descongelar ou não! As batérias começam a se propagar rapidamente entre temperaturas de 4,5°C e 60°C. Mesmo que a parte interior esteja congelada, a parte externa já deve estar cheia de bactérias. Por isso o ideal é descongelar na geladeira de um dia para o outro, esta é a maneira mais segura.

Abaixo falaremos mais sobre o descongelamento na geladeira e outros dois tipos seguros de descongelamento.

Descongelamento na geladeira

A maneira mais segura de todas é descongelando na geladeira. É preciso se planejar antecipadamente para isso, pois precisa de, pelo menos, 24 horas para cada 2 kg de alimento.

Quando é um bife ou um peito de frango, precisa de umas 24 horas para descongelar por completo.

Veja como descartar lixo de cozinha corretamente.

Lembre-se que este tempo irá mudar um pouco dependendo da potência que deixou a geladeira, quanto mais forte ela estiver, mais fria a temperatura e levará mais tempo para descongelar.

Após o descongelamento, carnes brancas costumam durar mais um ou dois dias se deixados na geladeira e não colocados em temperatura ambiente. Já carnes vermelhas como boi, porco ou cordeiro costumam durar mais três a cinco dias.

Alimentos descongelados na geladeira e não deixados em temperatura nem cozidos, normalmente podem ser congelados novamente, mas poderão perder um pouco de qualidade. É uma ótima opção para quem desistir de fazer aquele alimento, não corre o risco de estragar.

Descongelamento com água fria

O descongelamento usando água fria é mais rápido que na geladeira, mas também é preciso ter cuidados. Deixe a comida em um saco impermeável para não vazar, se vazar algum líquido a bactéria do ar irá contaminar e entrar no alimento! Também não pode entrar água na comida, senão irá estragá-la.

Coloque o saco do alimento congelado vedado dentro de uma panela cheia de água da bica, mude a água de 30 em 30 minutos até descongelar por completo. Pode levar uma hora ou menos para descongelar carnes de 500 g, não importa o tipo. Se tiver 1,5 kg deve levar uma três horas, portanto deve-se ter paciência.

Como armazenar alimentos na geladeira

Assim que descongelado cozinhe imediatamente!! Nunca volte para o congelador nem geladeira, tem que preparar na mesma hora, senão tem risco de bactérias. Só pode congelar novamente depois de pronta.

Descongelamento no microondas

Sim, é possível descongelar no microondas e, assim como o descongelamento na água fria, o alimento descongelado no microondas deve ser preparado imediatamente! Não guarde o alimento na geladeira nem no freezer após este descongelamento. Só pode voltar a congelar depois que preparar o alimento cozinhando, fritando ou assado.

Cozinhe sem descongelar comida

Uma dica para quem não quiser perder tempo descongelado é preparando o alimento congelado mesmo. Vai demorar mais tempo para preparar, mas não haverá riscos para saúde.

Qual a temperatura correta da geladeira?

A geladeira tem que ficar sempre entre 4 e 5 graus Celsius, justamente por culpa das bactérias que já começam a se propagar na temperatura de 4,5 graus. Já o freezer da geladeira deve ficar em -20°C ou menos.

24 comentários em “Como descongelar comida de maneira segura”

Deixe um Comentário