Como armazenar alcachofra-de-jerusalém, Helianthus tuberosus

Como armazenar alcachofra-de-jerusalém, Helianthus tuberosus? Será que a alcachofra-de-jerusalém, tupinambo ou girassol-batateiro, tem que ficar na geladeira/ Pode congelar para durar mais tempo? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar este tubérculo nativo da América do Norte quando estiver cru e quando estiver cozido.

Como armazenar alcachofra-de-jerusalém

Quando a alcachofra-de-jerusalém estiver fresca e crua, ela não deve ficar na temperatura ambiente pois estragará muito rápido.

Coloque a alcachofra-de-jerusalém na geladeira assim que chegar do mercado ou feira, dentro de saco plástico para evitar contato com ar frio da geladeira. Deixe na gaveta de legumes. Assim a alcachofra-de-jerusalém crua irá durar até duas semanas na geladeira sem ficar ruim.

Como armazenar alcachofra-de-jerusalém, Helianthus tuberosus
Como armazenar alcachofra-de-jerusalém, Helianthus tuberosus

Se a alcachofra-de-jerusalém estiver cozida não deixe mais do que duas horas fora da geladeira, pois é um alimento perecível e pode propagar bactérias após este tempo. Coloque dentro de recipiente com tampa na geladeira. A alcachofra-de-jerusalém cozida vai durar uns cinco dias na geladeira sem estragar.

Pode congelar alcachofra-de-jerusalém?

Este tipo de legume não congela muito bem nem mesmo quando está cozido pois fica com textura e sabor modificado, portanto não é recomendado guardar no freezer para congelamento.

Algumas pessoas recomendam o congelamento, caso você queira testar, é importante fazer o branqueamento antes. Para isso descasque, coloque três minutos na água fervente e depois o mesmo tempo na vasilha com água com gelo. Coloque para secar, quando secar passe papel toalha, guarde em saco de congelamento e deixe no freezer. Ela deve durar uns seis meses no freezer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro da congelamento girassol-batateiro para saber se está estragado. Notando cheiro estranho, manchas ou mofo, não coma, descarte, o mofo pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário