Como armazenar merengue e suspiro

Como armazenar merengue e suspiro? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? O merengue pode congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar merengue e suspiro, para evitar que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar merengue e suspiro

Antes de começar, é importante destacar as diferenças entre os doces. O merengue é a mistura de claras batidas com açúcar, podendo ser feito com as claras cruas ou cozidas. Já o suspiro é o merengue feito com claras cruas, posteriormente assado (cozido). O marshmallow é muito parecido ao merengue, mas o marshmallow leva gelatina, enquanto o merengue não.

Merengues feito de claras cruas ou cozidas, devem ser armazenados na geladeira, pois há risco de propagar bactérias nas claras de ovos. Deve ser consumido o mais rápido possível. Se for guardar, coloque dentro de um recipiente hermético na geladeira. Ele irá durar de 24 horas a três dias, sendo recomendado utilizar e consumir em 24 horas.

Inclusive tortas de limão que levam merengue como cobertura, devem ser consumidas rapidamente, pois irá formar água da interação do recheio com o merengue. Além disso o merengue se desfaz. Cubra com papel alumínio e consuma dentro de três dias.

Como armazenar merengue e suspiro
Dicas para armazenar merengue e suspiro

Como o suspiro é assado/cozido, o risco de estragar é bem menor do que o merengue. O suspiro pode ser armazenado na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco, dentro de pote de vidro com tampa. Ele irá durar uns 15 dias na temperatura ambiente sem ficar ruim. É importante ficar em recipiente hermético, pois a umidade pode deixar o suspiro mole.

Pode congelar suspiro ou merengue?

Tanto o merengue quanto o suspiro podem ser congelados, inclusive esta é a melhor maneira de preservar o doce por mais tempo.

Para congelar suspiro, espere esfriar completamente. Coloque em um recipiente com tamap, fazendo camadas e entre as camadas coloque papel manteiga para não grudar. Não faça pressão para não destruir os suspiros. Termine com camada de papel manteiga e depois a tampa.

Coloque o merengue ou o suspiro em recipiente hermético no freezer. O suspiro irá durar uns três meses no freezer, enquanto o merengue pode durar uns 10 meses.

Para descongelar os suspiros, remova apenas o que deseja, deixe na temperatura ambiente por algumas horas, depois coma. Não volte para a geladeira nem para o freezer. Se não comer, descarte.

Para descongelar o merengue, coloque na geladeira de um dia para o outro. Nunca volte a congelar o merengue após descongelamento.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, o suspiro é difícil de estragar, o que pode acontecer é aparecer mofo. No merengue existe o risco dele estragar, ficam molengo e dar água. Notando algo estranho não coma, descarte. Principalmente se for merengue feito com clara crua, pois o risco de intoxicação por salmonella é maior.

Deixe um comentário