Como armazenar café em pó e grãos

Como armazenar café em pó e grãos? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Pode congelar se for demorar a preparar? A seguir trazemos algumas dicas para conservar café em pó e café em grãos, evitando que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar café em pó e grãos

Café em grãos ou moído em suas embalagens fechadas podem ser armazenados em temperatura ambiente, local fresco e seco, longe da luz do sol. Na embalagem fechada poderão durar um ano na temperatura ambiente sem perder o sabor. Após este tempo não quer dizer que o café estragou dentro da embalagem, mas sim que ele já perdeu seu sabor e aroma original.

Se o pacote do café moído ou grão foi aberto, feche a embalagem e coloque dentro de recipiente hermético. A embalagem original é para não deixar o café entrar em contato com a luz solar, e a embalagem hermética para evitar contato com o ar, que causa oxidação do café. Mantenha na temperatura ambiente, local escuro e seco.

Como armazenar café em pó e grãos
Dicas para armazenar café em pó e grãos

O café moído e em grãos, após aberto, podem durar uns 30 dias sem perder seu sabor. Desde que fique bem fechado e armazenado. Após este tempo, não quer dizer que estará ruim, mas perde bastante do seu sabor natural. Por isso é importante a embalagem e armazenamento corretos.

Apesar de não ter diferença na durabilidade, o café em grãos vai manter o sabor mais intenso do café. O café moído perde o sabor e aroma bem mais rápido, pois tem uma superfície maior em contato com o oxigênio do ar.

Não é recomendado guardar o café aberto ou fechado na geladeira, pois o café absorve os aromas e umidade da geladeira. Inclusive ele é utilizado para remover mau cheiro do refrigerador.

Pode guardar café no congelador?

O congelamento do café moído ou grão não é recomendado. Dependendo do freezer, pode ocorrer formação de gelo dentro do pacote, estragando o café. Além disso, não aumenta o tempo de durabilidade, vai continuar sendo 30 dias.

Se você decidir guardar no freezer, coloque dentro de recipiente hermético, que seja o mais vedado possível. É importante fazer isso, para evitar entrada do ar frio, que pode causar queimaduras no café.

Quando for utilizar, remova o mais rápido possível o que for utilizar em uma semana (para evitar ficar tirando toda hora), e retorne imediatamente ao freezer. Se demorar demais, vai formar condensação no café, essa condensação causa a formação de gelo e estraga o sabor. O café no freezer vai durar um mês, depois disso já começa a perder seu sabor.

Como saber que café estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente o café não estraga, o que ocorre é que ele perde totalmente seu sabor e aroma. Também pode desenvolver mofo. Notando algo errado, descarte. Principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário