Como conservar chantilly

Como conservar chantilly? Precisa ficar na geladeira? Quanto tempo dura na temperatura ambiente? Será que pode congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como armazenar o chantilly, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para conservar chantilly

O chantilly comprado de caixinha ou garrafinha pasteurizado, podem ser mantidos na temperatura ambiente enquanto estiverem fechados. A não ser que a embalagem indique para manter refrigerado. Quem quiser pode deixar o chantilly fechado na geladeira, pelo tempo da validade indicado na embagelam, que não tem problema.

Após aberto, você pode bater tudo ou bater apenas uma parte e guardar a outra. Se não usar tudo, feche bem a embalagem original (ou passe para recipiente hermético) e coloque o resto do chantilly líquido na parte mais fria da geladeira. O chantilly líquido aberto irá durar uns dois a três dias na geladeira sem ficar ruim.

Atenção! Ele pode durar até uns dias a mais que isso, verifique sentindo cheiro e aparência, como faz com o leite. Se estiver bom, bata para ver se vai dar consistência, se não der é porque estragou.

Sobras do chantilly batido também podem ser guardadas na geladeira, dentro de recipiente hermético. Ele irá durar uns

Como conservar chantilly
Dicas para conservar chantilly

Chantilly caseiro não pasteurizado, pode ser guardado batido na geladeira por até 24 horas, se foi feito com gelatina, cream cheese, amido de milho ou algum outro estabilizador. Ele estraga muito mais rápido que o pasteurizado e pode ficar líquido rapidamente. Se você não utilizou estabilizador, só irá durar umas duas horas na geladeira.

No caso do chantininho o recomendado é guardar batido na geladeira. O chantininho irá durar uns dois dias no máximo. Pois quanto mais fresco mais estável ficará.

Pode congelar chantilly?

Você pode sim congelar o chantilly pasteurizado, essa é a melhor maneira de conservá-lo por mais tempo. O ideal é congelar ele já batido, mas você também pode congelar ele na forma líquida. Atenção! Se o seu for chantininho, não deve ser congelado, a marca não recomenda o congelamento. E chantilly spray também não deve ser congelado.

Se o chantilly estiver batido, passe para saco tipo ziplock ou coloque em plástico filme e feche em retangular, sem fazer pressão demais. Guarde no freezer. O chantilly vai durar uns três a quatro meses no freezer.

Para utilizar o chantilly batido, tire do freezer uma hora ou uma hora e meia antes de fazer e deixe na geladeira para descongelar. Não deixe na temperatura ambiente! Depois bata na batedeira e ele voltará ao normal. Se não voltar, acrescente só um pouquinho de chantilly líquido da geladeira e bata até dar liga.

Se a sobra do seu chantilly está líquida, coloque em pote com tampa ou recipiente hermético e leve ao freezer. Ele irá durar o mesmo tempo descrito na embalagem do produto. Lembrando que o congelamento dele líquido não é o ideal, e pode não funcionar, dependendo da marca.

No caso do chantilly líquido, passe para geladeira de um dia para o outro para descongelar (nunca descongele na temperatura ambiente!). Depois coloque na batedeira e bata para ficar durinho. Ele irá dar ponto normal sem ficar líquido.

Como saber que o chantilly estragou?

Sempre verifique o cheiro e a aparência. Normalmente quando o chantilly estraga, pode dar cheiro de azedo, ficar com cor esquisita, com textura espessa ou rugosa, com grumos. Também pode aparecer mofo, notando algo errado nem prove, descarte!

Deixe um Comentário