Como guardar dinheiro para não estragar

Como guardar dinheiro para não estragar? Está pensando em armazenar notas de dinheiro em casa mas fica com medo delas estragarem com a umidade? De aparecer mofo e inutilizar o dinheiro? A seguir daremos algumas dicas de armazenamento de dinheiro, os locais mais seguros e como evitar a umidade no papel.

Dicas para guardar dinheiro

Para quem não sabe, o mofo são fungos vivos que liberam enzimas digestivas para fora dos seus corpos. Essas enzimas atuam no meio orgânico degradando biopolímeros complexos como celulose, amido e lignina, transformando-os em substâncias que podem ser absorvidas pelas hifas do fugo como solução aquosa. Ele é automaticamente atraído por lugares escuros e úmidos, causando danos e deterioração, além de ser prejudicial à saúde.

Por isso a melhor maneira de proteger as notas de dinheiro, o papel-moeda, é protegendo as notas deixando-as em local que seja fresco, seco e longe do escuro.

Não use saco plástico comum de PVC, coloque as notas em saquinhos de poliéster (também conhecido como Mylar) ou saquinhos de polipropileno. São dois tipos de plásticos que não se deterioram com o tempo, não mudam de cor, não racham, não liberam ácidos (da degradação da celulose) nas notas e não ressecam.

Como guardar dinheiro para não estragar
Como guardar dinheiro para não estragar ou mofar

Coloque uma nota em cada saquinho, não faça bolinhos senão a chance de dar mofo é grande. Depois coloque um saquinho em cima do outro em montinhos e prenda com um barbante ou algum pano. Coloque esses saquinhos em algum local arejado, que seja seco e pegue um pouco de luz.

A dica é deixar em armários, gavetas ou caixas onde o local possa pegar um pouco de luz e fique seco. Se necessário use desumidificador no cômodo.

Locais para guardar

Outro detalhe para levar em conta é a seguraça do dinheiro, descobrir o local mais seguro da casa. Nunca coloque dinheiro embaixo do colchão pois já é local visado pela maioria dos ladrões!

Algumas dicas de locais seguros para pouca quantidade de dinheiro:

  • Guardar dentro de latas no armário da cozinha, abra a lata por baixo deixando a parte de cima fechada, assim ninguém vai reparar que a lata já está aberta;
  • Faça buraco dentro de livros, sem destruir a capa e a parte detrás, coloque os saquinhos de dinheiro dentro e deixe na estante de livros como se não tivesse nada dentro;
  • Coloque dentro de envelopes e prenda o envelope embaixo da gaveta da cômoda;
  • Na parte debaixo da banheiro, quando tem o buraco escondido, mas coloque saco plástico à prova d’água, pois é úmido.

No caso de muita quantidade de dinheiro não tem jeito, o melhor lugar é sim comprar um pequeno cofre e embutí-lo na parede ou deixar dentro do armário. Procure cofre hermético, que proteja contra a umidade do ar e que seja à prova de incêndip. Lembre-se de instalar em cima do concreto.

11 comentários em “Como guardar dinheiro para não estragar”

    • Olá Simone, tem risco de mofar sim. O ideal é separar cada cédula em saquinhos de poliéster e as moedas separadas. Principalmente se onde você mora for úmido. Além disso não deve-se deixar dentro do papelão, o ideal era deixar dentro de um armário ou gaveta que pegue um pouco de luz, de vez em quando. Por o mofo adora local escuro e úmido.

      Responder
    • Olá Allef
      É melhor do que deixar direto na gaveta ou dentro de uma caixa de papelão, pois o isopor em seu estado natural não contem propriedades que favoraçam o crescimento de mofo. Mas mesmo colocando dentro do isopor, não esqueça de embalar as folhas de dinheiro separadamente em saquinhos poliéster e, se possível, coloque anti-mofo dentro da caixa. Pois dependendo do local onde ficar guardado, o mofo ainda poderá aparecer.

      Responder
      • Eu tenho um cofre de madeira com dinheiro de papel dentro corre risco de mofar ? Ele estar sendo guardado em cima do guarda roupas

        Responder
        • Olá Afonso
          Risco sempre existe, mas se o local for muito escuro e onde você mora for úmido, o risco é maior. Por isso o ideal era deixar o cofre em um local onde pegasse um pouco de sol durante o dia. Mas se não for possível, coloque anti-mofo dentro do cofre para ajudar a proteger. Não esqueça de deixar as notas separadas em saquinhos, assim se aparecer mofo elas não ficarão coladas com risco de rasgar ao tentar soltar.

          Responder
    • Olá Klisma
      Você pode guardar sim na lata, desde que ela esteja bem limpa. E não esqueça de colocar as notas separadas dentro de saquinhos de poliéster ou polipropileno, para que não corra o risco de ficarem grudadas uma na outra. É bom que a lata fique em local seco, arejado e que tenha um pouco de luz solar (pois protege contra mofo).

      Responder
    • Olá Rita
      Você pode até guardar no porquinho, mas tem risco sim de mofar. O ideal é separar folha por folha para não correr risco de ficar presa uma nota na outra com mofo. Qualquer coisa deixe o porquinho algumas horas no sol todos os dias, só para garantir que não tenha umidade dentro.

      Responder

Deixe um Comentário