Como guardar dinheiro para não estragar

Como guardar dinheiro para não estragar? Está pensando em armazenar notas de dinheiro em casa mas fica com medo delas estragarem com a umidade? De aparecer mofo e inutilizar o dinheiro? A seguir daremos algumas dicas de armazenamento de dinheiro, os locais mais seguros e como evitar a umidade no papel.

Dicas para guardar dinheiro

Para quem não sabe, o mofo são fungos vivos que liberam enzimas digestivas para fora dos seus corpos. Essas enzimas atuam no meio orgânico degradando biopolímeros complexos como celulose, amido e lignina, transformando-os em substâncias que podem ser absorvidas pelas hifas do fugo como solução aquosa. Ele é automaticamente atraído por lugares escuros e úmidos, causando danos e deterioração, além de ser prejudicial à saúde.

Por isso a melhor maneira de proteger as notas de dinheiro, o papel-moeda, é protegendo as notas deixando-as em local que seja fresco, seco e longe do escuro.

Não use saco plástico comum de PVC, coloque as notas em saquinhos de poliéster (também conhecido como Mylar) ou saquinhos de polipropileno ou de PET (Politereftalato de etileno). São dois tipos de plásticos que não se deterioram com o tempo, não mudam de cor, não racham, não liberam ácidos (da degradação da celulose) nas notas e não ressecam.

Como guardar dinheiro para não estragar
Como guardar dinheiro para não estragar ou mofar

Coloque uma nota em cada saquinho, não faça bolinhos senão a chance de dar mofo é grande. Depois coloque um saquinho em cima do outro em montinhos e prenda com um barbante ou algum pano. Coloque esses saquinhos em algum local arejado, que seja seco e pegue um pouco de luz.

Quem não tiver como comprar os saquinhos específicos, a dica é colocar dentro de recipiente hermético que previne a entrada de ar.

A dica é deixar em armários, gavetas ou caixas onde o local possa pegar um pouco de luz e fique seco. Se necessário use desumidificador elétrico no cômodo e coloque antimofo dentro do armário ou gaveta ou da caixa.

Caso escolha guardar dentro de um cofre, é importante abrir o cofre uma vez a cada 15 dias para o ar circular por 20 minutos. Também não esqueça de colocar antimofo dentro, se não tiver como comprar antimofo pode colocar um pote com bicarbonato de sódio ou saco com carvão vegetal. Substitua esse bicarbonato ou o carvão a cada seis meses.

Locais para guardar

Outro detalhe para levar em conta é a seguraça do dinheiro, descobrir o local mais seguro da casa. Nunca coloque dinheiro embaixo do colchão pois já é local visado pela maioria dos ladrões!

Algumas dicas de locais seguros para pouca quantidade de dinheiro:

  • Guardar dentro de latas no armário da cozinha, abra a lata por baixo deixando a parte de cima fechada, assim ninguém vai reparar que a lata já está aberta;
  • Faça buraco dentro de livros, sem destruir a capa e a parte detrás, coloque os saquinhos de dinheiro dentro e deixe na estante de livros como se não tivesse nada dentro;
  • Coloque dentro de envelopes e prenda o envelope embaixo da gaveta da cômoda;
  • Na parte debaixo da banheiro, quando tem o buraco escondido, mas coloque saco plástico à prova d’água, pois é úmido.

No caso de muita quantidade de dinheiro não tem jeito, o melhor lugar é sim comprar um pequeno cofre e embutí-lo na parede ou deixar dentro do armário. Procure cofre hermético, que proteja contra a umidade do ar e que seja à prova de incêndio. Lembre-se de instalar em cima do concreto.

Evite guardar em caixas no sótão da casa, pois esse é o local que pegar fogo mais rápido em caso de incêndio.

58 comentários em “Como guardar dinheiro para não estragar”

    • Olá Simone, tem risco de mofar sim. O ideal é separar cada cédula em saquinhos de poliéster e as moedas separadas. Principalmente se onde você mora for úmido. Além disso não deve-se deixar dentro do papelão, o ideal era deixar dentro de um armário ou gaveta que pegue um pouco de luz, de vez em quando. Por o mofo adora local escuro e úmido.

      Responder
    • Olá Allef
      É melhor do que deixar direto na gaveta ou dentro de uma caixa de papelão, pois o isopor em seu estado natural não contem propriedades que favoraçam o crescimento de mofo. Mas mesmo colocando dentro do isopor, não esqueça de embalar as folhas de dinheiro separadamente em saquinhos poliéster e, se possível, coloque anti-mofo dentro da caixa. Pois dependendo do local onde ficar guardado, o mofo ainda poderá aparecer.

      Responder
      • Eu tenho um cofre de madeira com dinheiro de papel dentro corre risco de mofar ? Ele estar sendo guardado em cima do guarda roupas

        Responder
        • Olá Afonso
          Risco sempre existe, mas se o local for muito escuro e onde você mora for úmido, o risco é maior. Por isso o ideal era deixar o cofre em um local onde pegasse um pouco de sol durante o dia. Mas se não for possível, coloque anti-mofo dentro do cofre para ajudar a proteger. Não esqueça de deixar as notas separadas em saquinhos, assim se aparecer mofo elas não ficarão coladas com risco de rasgar ao tentar soltar.

          Responder
        • Olá Maria
          Se onde você mora for muito úmido, quanto mais contato com o ar, maior a chance de aparecer o mofo. Por isso o ideal é deixar em recipiente hermético com saquinhos de sílica gel (antimofo). Mas se não tiver como fazer isso, tente deixar saquinhos de sílica gel anti-mofo dentro da bolsinha. E, ocasionalmente, coloque a bolsinha em local que bata sol.
          Caso na sua cidade o ar seja seco, não há necessidade de tanto controle, mas é bom deixar saquinhos de sílica gel junto do dinheiro para se prevenir. Porque qualquer umidade, pode fazer as notas ficarem grudadas uma nas outras.

          Responder
    • Mandei fazer um cofre de vidro,espelhado já coloquei várias notas ,posso simplesmente dispensar dois saquinhos de bicarbonato e farelos de naftalina????isso evita o mofo de verdade??(obs) deixo o cofre dentro do ormario ,!!

      Responder
      • Olá Rafael
        O cofre de vidro é bem vedado? Tem que ser como os recipientes herméticos utilizados em cozinha, que vedam completamente o ar de fora, quanto menos contato com o ar externo melhor. Pois o mofo precisa de oxigênio para crescer.
        É importante embalar as notas em saquinhos de poliéster (Mylar) ou polipropileno, que são os que menos reagem com as notas e evitam a umidade no papel. Saquinhos de silica gel ajudam a proteger do mofo https://amzn.to/3KdFrKD/ ou aqueles potinhos de anti-mofo. A naftalina deve ser usada apenas para prevenir contra traças e outros insetos, ela não previne mofo e ainda pode causar intoxicação.

        Responder
    • Olá Klisma
      Você pode guardar sim na lata, desde que ela esteja bem limpa. E não esqueça de colocar as notas separadas dentro de saquinhos de poliéster ou polipropileno, para que não corra o risco de ficarem grudadas uma na outra. É bom que a lata fique em local seco, arejado e que tenha um pouco de luz solar (pois protege contra mofo).

      Responder
    • Olá Rita
      Você pode até guardar no porquinho, mas tem risco sim de mofar. O ideal é separar folha por folha para não correr risco de ficar presa uma nota na outra com mofo. Qualquer coisa deixe o porquinho algumas horas no sol todos os dias, só para garantir que não tenha umidade dentro.

      Responder
  1. Ola sou marcelo, eu coloco cada celular, em sacos de geladinho fechados, por cada celular um saco, em uma lara de heineken, se tem chace das notas em saquinhos mofa ? E tem moedas juntas fora do saco

    Responder
    • Olá Marcelo
      O saco plástico de geladinho não é a opção melhor pois pode causar umidade, esses saquinhos são polietileno (um outro tipo de plástico). Se possível troque para sacos Mylar pois é um tipo de plástico desenvolvido para museus, que não deixa as cédulas deteriorarem com o tempo. Caso não encontre, outro melhor seria os saquinhos de polipropileno, usados para embalar quadrinhos e outros documentos.
      São esses dois tipos de plásticos que protegem contra umidade e deterioração.

      Responder
    • É Clausdemir, esses saquinhos não são muito fáceis de encontrar, mas tem no Mercado Livre e na Amazon, mas parece que no Mercado Livre tem opções mais baratas.
      Mesmo assim eles são um pouco caro, é como você falou, dependendo da quantidade de nota pode ficar bem caro. Se não tiver opção, deixe em saco de sacolé ou algo parecido. O importante é colocar uma nota em cada saco, porque elas podem grudar uma na outra com o tempo.

      Responder
  2. Fiz um cofre de estintor de insendio tirei todo o pó ,para colocar só sedula será que pode danificar o dinheiro

    Responder
    • Olá João
      Parece ser uma boa opção, mas é importante de vez em quando deixar o extintor no sol, para evitar o mofo por dentro. Não esqueça de colocar as notas separadas em saquinhos, porque com o tempo elas podem ficar úmidas e grudarem uma nas outras.

      Responder
    • Olá Luis
      Pode mofar sim, por isso o ideal é colocar as notas em saquinhos separados, para evitar que grude uma na outra. Se você guardar em bolinhos, tem chance de rasgar notas úmidas quando for tirar alguma do bolo.
      O ideal é usar o saco tipo Mylar, porque são próprios contra umidade, mas eles são caros. Aí você pode guardar os saquinhos dentro do pote plástico.

      Responder
  3. se eu coloca dentro do envelope e dentro de uma caixa de sapato …. com furos em cima para pegar ar …. poderia ser ?

    Responder
    • Olá Leyedri
      Até pode, mas lembre-se que dependendo de onde for guardado pode ter umidade e mofar o dinheiro. Se o dinheiro estiver em bolos, a umidade pode fazer as notas grudarem. Além disso se for local com traças, as traças comem notas de dinheiro, tenha cuidado. De vez em quando coloque a caixa no sol para evitar o mofo.

      Responder
    • Olá Daniel
      Você até pode guardar com naftalina, mas o cheiro ficará no dinheiro.
      Normalmente guardando nesses saquinhos específicos de Mylar, dentro de outro recipiente hermético, não deverá ter problemas com bichos como traças. Traças gostam de ambiente frescos, úmidos e escuros, com temperaturas entre 21 e 27°C, umidade relativa de 75 a 95%.

      Responder
        • Olá Bernadete
          Não é bom não, porque quando você tirar, a temperatura que estava menor no freezer, vai aumentar por causa da temperatura externa, causando condensação da água dentro do pote. Aí vai molhar totalmente as notas.

          Responder
  4. Fiz um cofre com botija de gás de ar condicionado junto notas com moedas sera que prejudica ???

    Responder
    • Olá Jhonatan
      Você pode ter problemas sim, pois as notas podem grudar uma na outra ou sair produto das moedas e estrgaar as notas. O aconselhável é separar notas e moedas, e nem fazer muito bolinhos de nota, justamente porque elas podem grudar e rasgar com a umidade local.

      Responder
    • Olá Aline,
      Você até pode deixar, mas é importante colocar às vezes no sol, para não correr o risco de mofar. Como a caixa de sapato é de papel, ela puxa umidade, pois o papel absorve umidade. Se possível, coloque um antimofo junto. E não deixe bolinhos de dinheiros presos, senão corre o risco das notas ficarem grudadas e rasgarem quando você tirar.

      Responder
  5. Olá guardei dinheiro dentro de um porquinho de gesso tem risco dele mofar ele fica em um local arejado, e que bate sol as vezes ?

    Responder
    • Olá Cardoso
      Sempre existe o risco de mofar ou ficar úmido, ainda mais sendo gesso, que é um produto que absorve umidade. Não é uma opção recomendada para armazenamento de longo prazo.
      Mas deixando em local arejado onde bate bastante sol, não deverá ter problemas para tirar o dinheiro depois. Evite deixar em local perto de banheiro ou cozinha, onde tem muito vapor da água.

      Responder
  6. estou juntando dinheiro de papel em um porquinho de barro, será que se eu colocar talco evita o mofo? E que eu tenho que colocar para não mofar? Vou juntar mais ou menos 1 ano. Obs! O porquinho fica dentro do guarda roupa.

    Responder
    • Olá Fellipe
      O cofrinho de porco não é o ideal para notas de dinheiro. O talco poderá ajudar a remover sim, mas não tem como saber se será suficiente. Uma dica seria utilizar pacotinho de silica gel, mas não sei se você vai conseguir enfiar ele pela entrada da moeda, teria que testar.
      Tente deixar o cofrinho de vez em quando no sol, para remover a umidade que pode estar dentro do armário.

      Responder
    • Olá Josehilario
      O cano de PVC não é muito seguro para notas de papel não, pois com o tempo ele libera produtos químicos que podem prejudicar seu dinheiro. O ideal é utilizar outro tipo de plástico, que não contenha PVC, como o PET (Politereftalato de etileno) ou polipropileno.

      Responder
  7. Se eu colocar as notas no saquinho de sacolé posso por junto com as moedas estou juntando dentro de uma lata está limpa e só tem a abertura pra por o dinheiro

    Responder
    • Olá Thais
      No saquinho de sacolé ainda pode entrar umidade, não tem jeito. Mas se não tiver outra opção, é melhor colocar assim do que as notas soltas com as moedas, porque senão podem grudar nelas. Se for possível, coloque aqueles saquinhos de silica gel dentro junto, eles ajudam a remover a umidade interna da lata.

      Responder
    • Olá Mary
      Tubo de ferro também pode causar umidade com o tempo de guardado. É preciso ter cuidado para não umedecer as notas e elas colarem umas nas outras. Se possível coloque saquinhos de silica gel dentro do tubo, pois eles ajudam a remover a umidade do interior.

      Responder
  8. Olá,

    É seguro guardar o dinheiro em potes herméticos de plástico dentro do gaveteiro ou de um fundo falso no guarda-roupa sem ter o risco de as cédulas ficarem estragadas? Ao invés do pote de plástico, é melhor guardar num pote de vidro hermético?

    Responder
    • Olá Rafael
      O recipiente hermético de vidro é bem melhor para proteger do que o de plástico, pois a vedação do de plástico não é tão eficiente. O mofo precisa de oxigênio para crescer, quanto menos contato com o oxigênio melhor. Para ajudar a prevenir coloque os saquinhos de silica gel, que absorve a umidade.

      Responder
  9. Boa noite. Eu guardo umas cédulas raras naqueles envelopes de caderno. Onde guardo não é úmido. Assim, há como mantê-los no estado de flor de estampa sempre?

    Responder
    • Olá Caio
      De acordo com o site Warwick & Warwick, especialistas em colecionáveis e leilões, a maneira ideal para guardar notas são em pastas catálogo (álbuns) utilizando folhas de plástico mylar (poliéster, PET), que é um tipo de plástico isento de óleos e ácidos. Uma boa marca é a famosa Leuchtturm, mas são bem caros. Você precisa comprar as folhas para cédulas em locais confiáveis, pois podem mentir que o plástico é PET e não é.

      Se o envelope de caderno que você comprou for de PET (ou PP, polipropileno), então tudo bem, não deverá ter problemas. Mas se não for, não é o tipo ideal, e poderá estragar com umidade, mofo ou aditivos do plástico. Evite utilizar plástico policloreto de vinila PVC. Mantenha longe da luz direta do sol, calor e umidade.

      Responder
    • Olá Josinalva
      A geladeira pode ser uma opção em locais muito úmidos, pois geralmente são ambiente mais secos. Mas é preciso ter cuidado, pois algumas coisas podem aumentar a umidade interna da geladeira. Por exemplo, colocar alimentos quentes sem tampa, libera vapor e aumenta umidade. Abrir demais a porta da geladeira também aumenta umidade interna. E também se o termostato estiver com problemas ou a borracha da porta estiver com defeito.

      Se você tiver certeza que a geladeira está em bom estado, coloque dentro de recipiente hermético e, se possível, coloque saquinhos de sílica gel junto. Deixe fora da gaveta, pois a gaveta de legumes é feita para aumentar a umidade nas verduras que ressecam com ar seco da geladeira. E fique sempre de olho, pois qualquer um dos problemas acima, podem aumentar a umidade e acabar estragando o dinheiro.

      Responder
  10. Boa tarde. utilizando caixa herméticas de PVC, envolvendo os massos de notas com bastante SilicaGel é necessário ainda abrir as caixas para pegar claridade?

    Responder
    • Olá Sérgio
      Se onde você mora for bastante seco, talvez não seja necessário abrir de vez em quando, pois a SilicaGel ajuda a preservar. Mas se houver muita umidade, é sempre bom deixar arejar de tempos em tempos, para não correr o risco do mofo propagar pelo papel.

      Responder
    • Olá Humberto
      Tem risco sim, principalmente se onde você mora tem muita umidade. Se possível coloque sílica-gel dentro junto, e de vez em quando deixe no sol aberto, para arejar. Evite deixar uma nota em contato com outra, pois se houver umidade elas podem grudar e você perderá dinheiro.

      Responder
  11. Eu tô juntando notas em um galão de água de 20 litros, corre o risco de morfar, ou perder essas notas de alguma forma ? o galão só tem um buraco para colocar o dinheiro, se eu fazer uns furos dos lados para entrar ar, melhoraria a questão de entrada de ar pra não perder essas notas?

    Responder
    • Olá Theo
      Os furinhos podem ajudar, mas se houver umidade poderá mofar mais rapidamente. Se possível coloque sílica-gel dentro junto, que ela ajuda a proteger absorvendo a umidade interna. Se ficar úmido, as notas vão grudar e você perderá o dinheiro. Se puder, deixe no sol de tempos em tempos.

      Responder
  12. e pode deixar dentro de uma carteira comum? ela tem aquele plástico dela mesmo, e depois coloco carteira dentro de uma sacola tudo pra evitar o mofo da certo ?

    Responder
  13. Posso enterrar um cofre mecânico? há algum risco para as coisas que estarão lá dentro, por questão da terra ? Obrigado

    Responder

Deixe um comentário