Como armazenar sardinha fresca e enlatada

Como armazenar sardinha fresca e enlatada? Qual melhor forma de guardar lata de sardinha aberta? E se estiver fechada? Tem que ficar na geladeira? Podemos congelar sardinha para durar mais tempo sem estragar? Explicaremos as melhores formas de conservar sardinha em casa.

Como armazenar sardinha

O tempo que a sardinha vai durar vai depender de como você guardá-la.

O ideal é cozinhar a sardinha fresca assim que comprar, mas podem ficar guardadas na geladeira para durarem mais uns dois dias. Deixe sempre refrigerada até você fazer, se quiser enxágue e remova as vísceras antes de guardar. Se não quiser limpe no dia. Coloque na parte mais fria da geladeira dentro de um recipiente hermético com papel toalha umedecido, para não deixar ela ressecar.

Como armazenar sardinha fresca e enlatada
Como armazenar sardinha fresca e enlatada

Algumas pessoas recomendam colocar a sardinha no recipiente hermético com gelo e água salgada na geladeira, para preservar a umidade do peixe.

Sardinha em lata fechada deve ser guardada em local escuro, fresco e seco da casa, como a despensa. Assim ela irá durar de três a cinco anos sem estragar. Mas poderá estar boa até depois deste tempo.

Sardinha em lata já aberta deve ser removida da lata, colocada em um recipiente hermético na geladeira. Ela irá durar de três a quatro dias.

Pode congelar sardinha?

Você pode congelar a sardinha fresca e a sardinha enlatada depois de ter aberto a lata. Não congele a lata fechada!

A sardinha fresca tem que estar limpa e guardada em recipiente hermético no freezer. Fazendo isso ela pode durar até seis meses sem perder sabor.

Se for a sardinha enlatada que abriu e não comeu tudo, coloque em recipiente hermético ou saco de congelamento tipo ziplock. Leve ao freezer para congelar, ela irá durar uns três meses no freezer. Mas atenção! Sua textura ode mudar um pouco quando descongelada, sendo melhor aproveitada em pratos quentes, molhos ou sopas.

Para descongelar coloque na geladeira, ela irá durar mais uns três dias. Caso descongele no microondas ou usando a água, coma imediatamente!

Como saber que a sardinha está estragada?

Verifique o cheiro e o aspecto da sardinha, tanto a fresca quanto a enlatada. Se notar algum cheiro ruim ou aparência esquisita, mofo, não coma de jeito nenhum.

Não coma sardinha de latas que estejam enferrujadas, amassadas ou vazando, pois provavelmente já entrou bactéria na lata.

1 comentário em “Como armazenar sardinha fresca e enlatada”

Deixe um Comentário