Como armazenar salame

Como armazenar salame? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode ser congelado se não comer tudo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar salame, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar salame

O salame (ou salame seco) é muito parecido com o pepperoni, é um embutido italiano feito de carne bovina ou suína cortada em pedaços, vinho, sal, ervas e especiarias. Ele pode ficar um tempo fora da geladeira, sem refrigeração, desde que esteja inteiro e fechado (no pacote original completamente fechado). E desde que não tenha sido colocado na geladeira.

O salame inteiro fechado vendido sem refrigeração, pode ser mantido na despensa (temperatura ambiente), local seco e escuro, por até seis semanas (pouco mais de um mês). A data de validade pacote do salame, normalmente indica a data em que o salame estará em sua melhor qualidade. Ao passar essa data, não quer dizer que já estragou, mas sim que ele já começa a perder suas propriedades originais.

Quem quiser pode guardar o salame inteiro fechado na geladeira, ele irá durar bem mais tempo sem perder suas propriedades, uns seis meses. Após aberto é importante que o salame inteiro seja mantido na geladeira em recipiente hermético, ele poderá durar umas três semanas sem ficar ruim.

Como armazenar salame
Dicas para armazenar salame

Se o salame foi comprado fatiado embalado à vácuo, a durabilidade é menor do que o salame inteiro. Ele deve ser mantido na geladeira e irá durar uns três meses. Após aberto, a durabilidade são de sete dias.

No caso do salame fatiado na hora da compra, a durabilidade costuma ser uns cinco dias na geladeira. Não deve ficar na temperatura ambiente. Coloque dentro de recipiente hermético.

Pode congelar salame?

Também é possível congelar o salame no freezer para conservar por mais tempo.

O salame inteiro pode ser guardado no freezer dentro de recipiente hermético ou embalado com papel alumínio e plástico filme, para evitar queimadura pelo ar frio. No freezer o salame inteiro fechado ou aberto pode durar uns 10 meses sem perder suas propriedades.

O salame comprado fatiado também pode ser guardado no freezer dentro de recipiente hermético, mas irá durar somente uns dois meses sem ficar ruim.

Para comer o salame, deixe na geladeira de um dia para o outro. Descongelando assim ele poderá durar mais uns três dias na geladeira, desde que não seja removido da temperatura. Caso utilize algum descongelamento rápido, coma imediatamente.

Como saber que o salame estragou?

Sempre verifique o cheiro e a aparência. Notando algum cheiro de azedo, estranho, ou manchas, se estiver gosmento, não prove, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

1 comentário em “Como armazenar salame”

Deixe um Comentário