Como armazenar salame

Como armazenar salame? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode ser congelado se não comer tudo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar salame, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar salame

O salame (ou salame seco) é muito parecido com o pepperoni, é um embutido italiano feito de carne bovina ou suína cortada em pedaços, vinho, sal, ervas e especiarias. Ele pode ficar um tempo fora da geladeira, sem refrigeração, desde que esteja inteiro e fechado (no pacote original completamente fechado). E desde que não tenha sido colocado na geladeira.

O salame inteiro fechado vendido sem refrigeração, pode ser mantido na despensa (temperatura ambiente), local seco e escuro, por até seis semanas (pouco mais de um mês). A data de validade pacote do salame, normalmente indica a data em que o salame estará em sua melhor qualidade. Ao passar essa data, não quer dizer que já estragou, mas sim que ele já começa a perder suas propriedades originais.

Quem quiser pode guardar o salame inteiro fechado na geladeira, ele irá durar bem mais tempo sem perder suas propriedades, uns seis meses. Após aberto é importante que o salame inteiro seja mantido na geladeira em recipiente hermético, ele poderá durar umas três semanas sem ficar ruim.

Como armazenar salame
Dicas para armazenar salame

Se o salame foi comprado fatiado embalado à vácuo, a durabilidade é menor do que o salame inteiro. Ele deve ser mantido na geladeira e irá durar uns três meses. Após aberto, a durabilidade são de sete dias.

No caso do salame fatiado na hora da compra, a durabilidade costuma ser uns cinco dias na geladeira. Não deve ficar na temperatura ambiente. Coloque dentro de recipiente hermético.

Pode congelar salame?

Também é possível congelar o salame no freezer para conservar por mais tempo.

O salame inteiro pode ser guardado no freezer dentro de recipiente hermético ou embalado com papel alumínio e plástico filme, para evitar queimadura pelo ar frio. No freezer o salame inteiro fechado ou aberto pode durar uns 10 meses sem perder suas propriedades.

O salame comprado fatiado também pode ser guardado no freezer dentro de recipiente hermético, mas irá durar somente uns dois meses sem ficar ruim.

Para comer o salame, deixe na geladeira de um dia para o outro. Descongelando assim ele poderá durar mais uns três dias na geladeira, desde que não seja removido da temperatura. Caso utilize algum descongelamento rápido, coma imediatamente.

Como saber que o salame estragou?

Sempre verifique o cheiro e a aparência. Notando algum cheiro de azedo, estranho, ou manchas, se estiver gosmento, não prove, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

5 comentários em “Como armazenar salame”

  1. Boa noite
    Comprei algumas peças de Salaminho Defumado, devo usa-los daqui a 30 dias, gostaria de saber qual seria a melhor maneira de armazena-los inteiro, pode ser na geladeira.
    Grato
    Achilles

    Responder
  2. Eu comprei salame fechado normal ,ele está embalado ,pq vou levar para viagem não tem problema ele ficar na geladeira por uns 5 dias e depois ficar umas 4 horas fora da geladeira fechado .

    Responder
    • Acredito que não, o salame resistem bem, mas se possível, utilize uma bolsa térmica, atrasos podem ocorrer.

      Responder

Deixe um comentário