Como armazenar molho ranch ou rancheiro

Como armazenar molho ranch, rancheiro, comprado pronto e feito em casa? Precisa ficar na geladeira? Será que pode ser congelado para durar mais? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar o molho ranch, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar molho ranch

Molhos ranch comprados prontos, podem ficar na temperatura ambiente enquanto estiverem fechados. Em local seco e fresco. Normalmente eles duram pouco mais de um ano sem estragar. Após abertos devem ser colocados na geladeira em sua embalagem original. Eles vão durar uns sete meses na geladeira, sem ficar ruim. Leia o rótulo do que você comprou, pois algumas marcas do Brasil duram uns 30 dias após aberto.

Molho ranch feito em casa com maionese, deve ficar o tempo todo dentro de recipiente hermético na geladeira. Nunca deixe a maionese mais do que duas horas fora da geladeira, pois há risco de intoxicação alimentar. Se onde você mora for mais de 32ºC, não deixe mais do que uma hora.

Como armazenar molho para saladas, Caesar, mostarda, maionese, italiano
Como armazenar molho para saladas, Caesar, mostarda, maionese, italiano

Na geladeira o molho ranch com maionese vai durar uns cinco dias sem perder suas propriedades. Após este tempo já começa a modificar textura e sabor, além de ter riscos de estar estragado.

No caso de molho ranch feito com sour cream ou buttermilk, devem ser armazenados na geladeira dentro de recipiente hermético. Eles poderão durar uns sete a 10 dias na geladeira, sem ficar ruim.

Para evitar que qualquer tipo desses molhos estrague rápido, não molhe alimentos diretamente no pote do molho. Por exemplo, se for molhar um aipo, remova um pouco com a colher e molhe em outro prato. Assim você evitar propagação de bactérias que possam estar presente no alimento que vai mergulhar no molho.

Pode congelar molho rancheiro?

Não é recomendado o congelamento deste tipo de molho, não importa se o molho ranch é feito com maionese ou buttermilk ou sour cream. Nenhum desses ingredientes congela bem. Seus ingredientes irão separar no descongelamento, ele ficará sem graça e com textura estranha. Portanto evite o congelamento deste tipo de molho.

Como saber que o molho ranch estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando o molho ranch estraga, fica com cor diferente do natural, cheiro de azedo ou podre. Também pode aparecer mofo. Notando algo de errado, evite provar, descarte, para evitar intoxicação alimentar.

Deixe um comentário