O que é queimadura do freezer na comida?

O que é queimadura do freezer na comida, mais conhecido como freezer burn? Essas queimaduras pelo ar frio estragam o alimento? Tem algum perigo para saúde? Neste post falaremos um pouco sobre essa queimadura que o ar frio do freezer pode causar nos alimentos, que são armazenados sem serem embalados corretamente.

O que é queimadura do freezer?

A queimadura do freezer ocorre quando o alimento é armazenado no freezer para conservar por mais tempo, mas não é embalado corretamente. O alimento fica coberto de gelinhos e aparecem manchas secas nos locais queimados.

O que ocorre é que quando você congela o alimento, as moléculas de água em seu interior formam cristais de gelo. O problema é que essas moléculas preferem o lado mais frio do freezer, que são as laterais. Então os cristais de gelo acabam migrando para a parte mais fria do freezer, pelo processo chamado de sublimação*. E a parte do alimento, que perdeu essas moléculas de água, fica desidratada (ressecada). O resultado é a queimadura do freezer.

*A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido.

O que é queimadura do freezer na comida?
O que é queimadura do freezer na comida? Tem perigo?

Porque a queimadura pelo ar frio acontece?

Na maioria das vezes a culpa é de quem guardou o alimento no freezer e não embalou corretamente. Isso permitiu que as moléculas de água escapassem e procurassem o local melhor do freezer.

Mas essas queimaduras também podem ocorrer se a comida ficar tempo demais armazenada no freezer. Por isso existem limites de tempo para durabilidade do alimento, mesmo quando congelado. Para não correr o risco dessas moléculas conseguirem migrar para um local mais frio do freezer.

Além disso, quando ocorre flutuação da temperatura do freezer (se fica acima de -18°C), também pode ocasionar queimadura dos alimentos armazenados. Tenha cuidado para não desligar o freezer ou com quedas de luz.

Essas queimaduras do ar frio estragam o alimento?

Não é que a comida/alimento esteja estragado.

O problema da queimadura pelo ar frio do freezer é que, quando as moléculas de água escapam do alimento congelado, permitem que as moléculas de oxigênio se infiltrem. Essas moléculas de oxigênio fazem o alimento perder sua cor natural e podem modificar o sabor desta área queimada.

Portanto, o alimento não estará estragado, ele ainda é seguro para comer. Mas o sabor e textura desta parte queimada estarão desagradáveis. Corte o pedaço queimado pelo frio e prepare o resto.

Quando as queimaduras acontecem em frutas picadas ou frutas pequenas como morango, amora, o ideal é prepará-la misturando com algo líquido, como em um smoothie. O outro líquido incorporado na fruta vai esconder a queimadura causada pelo freezer, deixando ela comestível.

Mas atenção! Em casos de alimentos que foram tirados do freezer, deixados na temperatura ambiente por um tempo (e descongelaram), depois foram colocados de volta no freezer, esses não são recomendados comer! O risco é grande de ter desenvolvido bactérias quando foi deixado fora da refrigeração. Sempre descongele os alimentos na geladeira.

Como evitar a queimadura do freezer?

Embale corretamente os alimentos, se pretende deixar mais que dois meses no freezer, embale com papel alumínio ou plástico filme e depois coloque o alimento dentro de recipiente hermético. Para evitar ao máximo o contato com o ar frio e escape as moléculas de água.

Mantenha a temperatura do freezer inferior à -18ºC!

2 comentários em “O que é queimadura do freezer na comida?”

Deixe um comentário