Como armazenar queijo Pecorino Romano

Como armazenar queijo Pecorino Romano? Precisa ficar refrigerado ou posso deixar na geladeira? Será que pode ser congelado? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar queijo Pecorino Romano, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo Pecorino Romano

O queijo Pecorino Romano é produzido com leite cru de ovelha e demora de 8 a 10 meses para maturar. Apesar de ser um queijo duro, não é recomendado que fique fora da refrigeração, a não ser que esteja especificado na embalagem.

Guarde o queijo Pecorino Romando fechado na geladeira, ele irá durar uns oito meses na geladeira sem ficar ruim. As variações do Brasil podem durar um pouco menos, verifique a embalagem.

No caso do Pecorino aberto embale com papel manteiga e depois com papel alumínio ou plástico filme. Guarde na geladeira, ele irá durar uns 45 dias sem estragar.

Se comprou o queijo Pecorino Romano ralado ou triturado (refrigerado) já na embalagem à vácuo de fábrica, mantenha o pacote fechado ou aberto na geladeira. Após aberto ele dura uma semana na geladeira sem ficar ruim.

Pode congelar queijo Pecorino Romano?

Você pode congelar o queijo Pecorino Romando, mas é importante saber que ele perde um pouco do sabor e pode ficar quebradiço. Ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes. Por isso é aconselhável ralar o queijo antes de congelar.

Rale o Pecorino Romano e coloque no recipiente hermético, guarde no freezer. Ele irá durar mais de um ano no freezer.

Se já comprou o queijo ralado, você também pode congelar colocando em recipiente hermético. Mas ele irá durar uns seis meses no freezer.

Como armazenar queijo Pecorino Romano
Dicas para armazenar queijo Pecorino Romano

Para descongelar você pode deixar na geladeira de um dia para o outro. Ele irá durar mais uns três dias na geladeira. Se utilizar algum descongelamento rápido, consuma imediatamente, pois tem perigo de desenvolver bactérias nocivas.

Como saber que o Pecorino Romano estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando o Pecorino Romano estraga ele fica com uma textura muito dura, ressecada, uma coloração mais escura. Além disso fica com cheiro forte e pode aparecer mofo. Tenha cuidado, notando algo errado descarte.

Alguns sites recomendam a remoção do mofo quando o queijo estiver em pedaço, que por ser um queijo duro não terá tanto perigo. Caso queira tentar (por sua conta e risco), você precisa remover uns 2,5 cm em volta de toda área mofada, até por baixo do mofo, não deixando a faca tocar no mofo! Depois embrulhe e guarde.

Deixe um comentário