Como armazenar café solúvel

Como armazenar café solúvel, instantâneo? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Pode congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar café solúvel, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar café solúvel

O café solúvel, também conhecido como café instantâneo, costuma ter durabilidade maior do que o café em grãos ou em pó, pois tem baixa umidade. Ele é feito a partir do café tradicional, que passa por processos de desidratação. Por isso conserva o sabor e aroma por mais tempo.

O café solúvel fechado pode ficar na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Na temperatura ambiente ele poderá durar uns dois anos sem perder suas propriedades. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas ele já começa a perder sabor.

Após aberto você pode manter o pote de café solúvel na temperatura ambiente. Desde que ficar em local seco, escuro e fresco. Na temperatura ambiente, o café solúvel aberto vai durar um ano e meio sem perder suas propriedades.

Como armazenar café solúvel
Dicas para armazenar café solúvel

Pode guardar café instantâneo na geladeira ou congelador?

Quem preferir pode guardar o café instantâneo na geladeira ou freezer, mas não é recomendado. O café absorve os odores e umidade do interior do eletrodoméstico, ficará com sabor desagradável. Portanto evite o armazenamento na geladeira ou freezer, a não ser que não tenha escolha.

O café solúvel estraga?

Normalmente o café solúvel não estraga. O que pode acontecer é ele perder o sabor com o tempo. Se você notar algum cheiro esquisito, sabor estranho ou mofo no café, não arrisque usar, descarte! Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário