Alimentos que duram anos sem estragar

Você costuma jogar muita comida fora? Pois saiba que existem alguns alimentos que duram anos sem estragar “quase” para sempre. São alimentos que quando armazenados corretamente não ficam ruim e podem durar décadas, mesmo após abertos. Podem perder um pouco da qualidade mas muito pouco e não estragam. É mais uma dica para não jogar comida fora.

Alimentos que duram anos sem estragar

Alimentos que duram anos sem estragar
Alimentos que duram anos sem estragar

Mel

O mel puro, tem que ser o puro e não falsificado, dura anos sem estragar, sua data de validade é indefinida apesar de vir escrito na embalagem uma data específica. Ele poderá cristalizar ou mudar um pouco sua cor, mas não é perigoso comer.

Sempre mantenha guardado em local fresco e escuro como a despensa, em recicpiente hermeticamente fechado, de preferência no pote de vidro que ele costuma vir. Potes de plástico não vedam a entrada de ar, por isso não são recomendados.

Se cristalizar é só colocar em banho maria e mexer até dissolver.

Arroz

A maioria dos tipos de arroz possuem data de validade indefinida quando livre de contaminantes. A exceção é o arroz integral, devido a quantidade de óleo presente em seus grãos, ele não dura o mesmo tempo que os outros.

Sempre mantenha o arroz em local fresco e seco como a despensa, coloque dentro de recipiente hermeticamente fechado. Se estiver fechado pode colocar a embalagem fechada dentro de outro saco tipo ziplock próprio para congelamento pois são mais fortes, para vedar bem e não correr risco de aparecer caruncho.

Quem tiver freezer grande pode aumentar mais ainda o tempo de conservação deixando o arroz fechado no freezer.

Açúcar faz parte dos alimentos que duram anos

Não importa o tipo de açúcar, branco, de confeiteiro ou mascavo, o açúcar tem data de validade indefinida pois a bactéria não se desenvolve no açúcar. O único problema que pode acontecer é ela endurecer com o tempo e virar uma pedra de açúcar.

Mantenha sempre em local fresco e seco.

Após aberto coloque em recipiente hermeticamente fechado ou coloque a embalagem original no saco ziplock (próprio para congelamento pois é mais grosso). Isto vai evitar que o açúcar fique duro.

Sal

Assim como o açúcar, o sal simplesmente não estraga, não importa o tipo, sua data de validade é indefinida se mantido em local seco e fresco. Guarde em recipiente hermeticamente fechado.

Xarope de bordo ou xarope de ácer ou maple syrup

Este xarope extraído da seiva de árvores do Canadá também tem validade indefinida principalmente se guardado no freezer dentro de recipiente hermético, pode ser de plástico. Mas assim como o mel, tem que ser a versão pura, pois existem falsificados que misturam outros produtos.

Após aberto mantenha na geladeira, não é igual ao mel!

Bebidas destiladas duram anos sem estragar

Bebidas como vodka, cachaça, tequila, rum, wisky, licor e gim possuem data de validade indefinida, apesar de vir data escrita no rótulo. Mesmo após aberto eles não estragam.

Portanto se você comprou uma garrafa, abriu mas toma uma vez quase nunca, não precisa jogar fora. Deixe guardado em local fresco e escuro, longe da luz do sol e valor, com a garrafa bem fechada.

Como armazenar sal
Açúcar e sal possuem data de validade indefinida

Extrato de baunilha

O extrato de baunilha puro é mais caro que outras versões genéricas mas não possui data de validade, podendo ser utilizado indefinidamente mesmo após aberto. Você gastará mais, mas ele irá durar muito mais tempo. Mantenha em local fresco e escuro, dentro de um pote escuro que fique hermeticamente fechado quando não consumir.

Nunca coloque no freezer!

Vinagre branco destilado

O vinagre branco destilado é produzido com álcool de grãos, sendo o mais puro de todos. Também faz parte dos alimentos que duram anos sem estragar. Mantenha-o sempre bem fechado após cada uso e deixe em local fresco e escuro, não pode ficar perto de luz do sol.

Amido de milho

O amido de milho é igual ao açúcar e sal, se mantido em local fresco, seco e escuro dentro de embalagem bem fechada, ele tem durabilidade indefinida. É importante ficar em recipiente hermeticamente fechado para evitar mofo, principalmente em locais úmidos.

Algumas pessoas indicam massa seca de macarrão e feijão, mas estes não possuem a data indefinida. Tanto a massa de macarrão quanto o feijão mantêm a melhor qualidade por apenas três anos, após isso já começa a não cozinhar corretamente ficando com textura estranha.

Deixe um Comentário