Como armazenar açúcar

Como armazenar açúcar corretamente? Quanto tempo dura o açúcar, será que ele estraga? Tem que colocar na geladeira ou temperatura ambiente? Neste post falaremos sobre a melhor maneira de conservar açúcar branco, mascavo ou de confeiteiro para durar indefinidamente.

Como armazenar açúcar

Como armazenar açúcar
Como armazenar açúcar

Não importa o tipo de açucar, seja branco, mascavo ou confeiteiro, a maneira como você guardá-lo irá determinar sua validade.

A verdade é que o açúcar tem durabilidade indefinida se mantido em local fresco e seco. Ele não estraga nem apodrece, pois é um alimento não perecível. Para conservar melhor guarde sempre em recipiente hermeticamente fechado após aberto, de preferência pote de vidro que veda melhor o ar.

Se estiver fechado na embalagem você pode colocar a embalagem original fechada dentro de saco ziplock específico para congelamento. Tem que ser o para congelamento pois são sacos mais espessos, que vedam melhor a entrada do ar.

É importante manter bem vedado pois o contato com o ar faz o açúcar endurecer. Apesar de não ter data de validade específica, ele pode virar um pedaço de pedra depois de alguns anos.

Dica se o açúcar ficar empedrado

Caso seu açúcar tenha empedrado existem algumas dicas que poderão ajudar a soltar as pedras formadas:

  • Embale em filme plástico e bata com martelo para despedaçar;
  • Coloque uma metade de uma maçã dentro do recipiente hermético com o açúcar e deixe durante a noite;
  • Coloque um papel toalha umedecido dentro do recipiente hermético com o açúcar, deixe por seis horas;
  • Coloque a quantidade que quer usar dentro de um potinho e leve ao micro-ondas por alguns minutos, vá colocando de 30 em 30 segundos para não correr o risco de queimar e mexa.

Mas o açúcar estraga?

Normalmente o açúcar não estraga, ele pode virar uma pedra mas não fica podre. O que pode acontecer é dar mofo, se onde você mora é muito úmido, corre o risco disto acontecer depois de alguns anos. Portanto antes de comer verifique o aspecto do açúcar, notando corpos estranhos, manchas pretas ou cinzas, não coma.

Deixe um Comentário