Como armazenar mel, conservar, pode congelar?

Como armazenar mel? Acabou comprando muito mel e acha que não vai conseguir comer tudo, não queria que estragasse? Será que pode guardar na geladeira por causa de formiga? Ou pode congelar? Qual a melhor maneira de conservar mel para ficar sempre delicioso?

Como armazenar mel

O mel natural tem um tempo de validade indefinido, desde que fique guardado corretamente em local fresco e escuro. Sempre bem tampado!

Ele poderá cristalizar com o tempo, é normal e não significa que está ruim. Para poder comê-lo é só colocar em banho-maria para diluir os cristais. Outra dica é colocar no microondas no pote de vidro sem a tampa, deixe por 30 segundos em médio-forte, misture e verifique, se necessário coloque mais 30 segundos para os cristais dissolverem.

Caso demore demais para comer o mel vai ficando com aparência escura e muda o aroma, ele perde o sabor depois de uns dois anos. Mesmo escurecendo um pouco ele poderá estar bom para comer se foi armazenado corretamente.

Não guarde o mel na geladeira pois irá cristalizar muito mais rápido.

Como armazenar mel para durar mais tempo
Como armazenar mel

Se não tiver escolha por causa de formigas, não tem problema, deixe na geladeira e depois quando for comer coloque em banho-maria ou microondas como especificado anteriormente.

Pode congelar mel?

Sim, se você não for comer por muito tempo (muito tempo mesmo!) voc6e pode congelá-lo.

Coloque em um recipiente hermético deixando um espaço de uns dois centímetros para a tampa, pois ele irá expandir quando congelado. Deixe no freezer.

No congelador ele irá durar indefinidamente. Para descongelar coloque em banho-maria.

Deixe um Comentário