Como armazenar cogumelos

Como armazenar cogumelos? Eles devem ficar refrigerados na geladeira ou podem ficar em temperatura ambiente? Será que posso congelar para durar mais tempo? A seguir explicamos as melhores formas de guardar cogumelos tipos branco, shiitake, portobello, oyster e enoki, para evitar que estraguem rápido.

Como armazenar cogumelos

Os cogumelos quando estão cru, que acabou de comprar, não devem ser deixados na temperatura ambiente, pois estragam muito rápido. Eles devem ser refrigerados imediatamente após a compra e devem ser mantidos refrigerados todo o tempo.

Coloque em sacos de papel, não coloque em recipiente hermético nem saco plástico pois ele estragará muito rápido. Na geladeira o cogumelo cru inteiro vai durar uns sete dias sem ficar ruim. Lave com bastante água na hora que for preparar.

Se o cogumelo cru foi picado, irá durar menos tempo na geladeira, só dura uns dois dias sem ficar ruim.

Como armazenar cogumelos branco, shiitake, portobello, oyster, enoki
Como armazenar cogumelos branco, shiitake, portobello, oyster, enoki

No caso do cogumelo cozido, você deve colocar em recipiente hermético na geladeira, ele irá durar uns cinco dias sem ficar ruim. Nunca deixe o cogumelo cozido mais do que duas horas em temperatura ambiente (se onde você mora for mais de 32°C não deixe mais que uma hora), pois a chance de propagar bactérias nocivas é grande.

Pode congelar cogumelo?

Se você não for comer tudo que comprou dentro de sete dias, então o ideal é mesmo congelar.

Mas para congelar lave os cogumelos e cozinhe no vapor por três minutos, quem não tiver como fazer no vapor, passe na frigideira com manteiga até que pareça estar pronto. Deixe esfriar, coloque em recipiente hermético e leve ao freezer. No freezer o cogumelo no vapor ou salteado irá durar quase um ano sem estragar.

É possível congelar cru, colocando em uma forma apenas uma fileira de cogumelos e deixando no freezer até congelar. Depois passe para sacos de congelamento e volte para o freezer. Mas este modo pode deixar o cogumelo com uma textura um pouco diferente e não vai durar tanto tempo como o no vapor ou salteado.

Cogumelo faz bem para a saúde, veja os benefícios

Se o cogumelo já estiver cozido pode ser ongelado normalmente no freezer em recipiente hermético. Ele vai durar os mesmos doze meses.

Descongele deixando de um dia para o outro na geladeira, o cogumelo irá durar mais uns três dias se não for removido da geladeira. Mas atenção! Se usar descongelamento rápido coma imediatamente e não volte para geladeira.

Como saber que estragou?

Normalmente o cogumelo quando está ficando ruim ele fica molenga, perde a cor e fica mais macio que o normal. Notando cheiro ou aspecto estranho ou até mofo, não coma de jeito nenhum, descarte pois pode causar problemas para sua saúde.

Deixe um comentário