Como armazenar folhas de mostarda

Como armazenar folhas de mostarda? As folhas de mostarda devem ficar na temperatura ambiente ou refrigeradas? Posso congelar folhas de mostarda? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar folhas de mostarda para durarem mais tempo.

Como armazenar folhas de mostarda

As folhas de mostarda estragam muito rápido como o alface, são muito perecíveis. Portanto não deve ser deixada em temperatura ambiente.

Assim que chegar do mercado ou da feira, lave em água corrente e coloque de molho na mistura de água com água sanitária própria para legumes, quantidade de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixe 15 minutos depois enxágue bem e coloque para secar. Para ter certeza que secou bem passe papel toalha nas folhas.

Coloque em um saco plástico ou em um pote com papel toalha e tampa. Leve para geladeira, as folhas de mostarda vão durar até cinco dias sem ficarem ruim.

Como armazenar folhas de mostarda
Como armazenar folhas de mostarda, pode congelar?

Se estiverem cozidas não deixe mais do que duas horas em temperatura ambiente, se onde você mora a temperatura é maior que 32°C, não deixe mais do que uma hora sem refrigeração, pois há perigo de contaminação por bactérias. Coloque as folhas de mostarda cozidas em pote com tampa e leve para geladeira, elas vão durar o mesmo tempo da crua, até cinco dias.

Pode congelar folhas de mostarda?

Você pode congelar as folhas de mostarda cruas ou cozidas.

Se estiverem cruas o ideal é fazer branqueamento. Para isso lave as folhas e corte em tiras. Coloque em água fervente por dois minutos, depois passe para água com gelo por dois minutos. Coloque no escorredor de macarrão, quando secar coloque em potes em quantidade que vá comer.

Leve as folhas de mostarda ao freezer, elas vão durar até um ano sem perderem suas propriedades. As folhas de mostarda cozidas duram o mesmo tempo no freezer.

É recomendado usar em pratos quentes e fazer o descongelamento direto no prato. Se descongelar no micro-ondas ou outra maneira de descongelamento rápido, é importante comer o mais rápido possível. Nunca volte as folhas descongeladas para geladeira.

Como saber que está ruim?

Normalmente as folhas de mostarda vão perdendo sua cor natural, cor verde claro meio verde cana. Elas ficam amareladas, com pontos escuros, podem ficar murchas. Notando algo errado não coma, principalmente em caso de mofo, pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário