Como armazenar pastinaca ou cherovia

Como armazenar pastinaca ou cherovia? Ela pode ficar em temperatura ambiente ou deve ser refrigerada? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar a raiz pastinaca, também conhecida como cherovia, cherívia, chirivia e outros.

Como armazenar pastinaca ou cherovia

A pastinaca não deve ficar em temperatura ambiente pois estraga rapidamente. Assim que chegar da feira ou mercado, coloque de molho na água sanitária com água (uma colher de sopa para cada litro de água), deixe os 15 minutos, coloque para escorrer e seque com papel toalha.

Quando estiver bem seca coloque no saco plástico na geladeira, a pastinaca crua irá durar até um mês na geladeira sem ficar ruim.

Se você já cozinhou a pastinaca/cherovia, não deixe mais do que duas horas em temperatura ambiente (se onde você mora for mais do que 32°C não deixe mais do que uma hora), as bactérias nocivas se propagam rapidamente no alimento e podem causar infecção.

Como armazenar pastinaca ou cherovia
Como armazenar pastinaca ou cherovia?

Coloque a pastinaca cozida em recipiente com tampa na geladeira, ela irá durar até cinco dias sem azedar.

Pode congelar pastinaca?

Sim, é possível congelar tanto a pastinaca crua quanto a cozida.

Se ela estiver crua o ideal é fazer branqueamento rápido para não perder sua textura e cor. Basta lavar, tirar a casca e cortar como preferir. Coloque em água fervente por dois minutos, depois coloque em água com gelo por dois minutos. Coloque para secar bem, passe para recipiente hermético e leve ao freezer.

No caso da pastinaca cozida é só colocar no pote hermético e levar ao freezer.

Tanto a pastinaca crua branqueada quanto a cozida podem durar até um ano no freezer sem ficar ruim, desde que não ocorra mudança na temperatura.

Pode colocar direto no fogo no preparo do prato quente, se for descongelar o ideal é deixar na geladeira de um dia para o outro. Caso use algum descongelamento rápido use imediatamente.

Como saber que a cherovia estragou?

Sempre verifique o cheiro e a aparência da cherovia/pastinaca. Notando algum cheiro estranho, manchas ou se aparecer mofo, descarte e não arrisque pois mofo é perigoso para saúde.

Deixe um Comentário