Como armazenar fruta marmelo

Como armazenar fruta marmelo? Pode ficar na temperatura ambiente ou tem que ficar na geladeira? Será que posso congelar para durar mais tempo? A seguir explicaremos como guardar marmelo para não estragar tão rápido.

O marmelo é o fruto do marmeleiro, Cydonia oblonga, árvore natida da Ásia Menor e Sudeste da Europa. No Brasil é cultivada principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, sendo a cidade de São João do Paraíso considerada a capital do Doce de Marmelo tradicional.

Como armazenar fruta marmelo

Quando comprar procure por uma fruta larga, firme e amarela, com pouca mancha verde ou nenhuma mancha verde. A pele fica amarela ao amadurecer e ela fica com um aroma doce bem forte. Se estiver muito macia é que está podre, ela tem que estar firme.

O marmelo pode ser deixado em temperatura ambiente até amadurecer, o que leva de dois a cinco dias.

Depois que amadurecer coloque no saco plástico ou recipiente hermético e leve à geladeira, é importante embalar pois sua pele mancha com facilidade. O marmelo irá durar quase um mês sem estragar na geladeira.

O marmelo deve ser cozido primeiro para remover a adstringência da versão natural, senão não fica gostoso. Deve-se remover a casca e o núcleo (se fizer geléia pode deixar a casca pois ajuda a fazer a geléia endurecer, mas lave bem).

Como armazenar fruta marmelo
Como armazenar fruta marmelo

Para guardar ao natural cortado em pedaços e coloque com um pouco de limão para não escurecer a polpa, dentro do recipiente hermético.

Pode congelar marmelo?

Sim, você pode congelar o marmelo no freezer assim que ele estiver maduro. Para isso lave-o, remova a casca, remova semente e corte em pedaços.

Depois coloque meia xícara de açúcar para cada quilo de fruta, misture tudo até o açúcar dissolver na própria fruta, isso vai proteger para não estragar ou perder a cor. Coloque em recipiente hermético e leve ao freezer.

Como selecionar e preparar frutas e vegetais com segurança.

Quem preferir pode congelar cozido que fica mais gostoso. É só colocar na água para ferver por uma à duas horas, até ficar macio. Depois retire do fogo e deixe esfriar de um dia para o outro na panela com a própria água. Quando esfriar remova da água e leve ao freezer inteiros. Quem quiser pode cortar em pedaços e remover o núcleo, depois coloque os pedaços dentro de uma bandeja (apenas uma camada) no freezer, quando congelar passe para saco de congelamento e volte ao freezer.

O marmelo vai durar quase um ano no freezer, desde que não ocorra mudança na temperatura. Ele ficará bom para ser usado em geléia, marmelada ou doce de marmelo e pratos salgados.

Como saber que estragou?

Normalmente o marmelo fico mole, perdendo toda sua firmeza, o cheiro também modifica. Notando algo diferente do natural, se estiver com manchas estranhas ou mofo, não coma, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário