Como armazenar sapoti

Como armazenar sapoti? Será que deve ficar na temperatura ambiente ou geladeira para não estragar? A baga pode ser congelada? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar sapoti para durar mais tempo.

Sapoti, fruto da Manilkara zapota L ou sapotizeiro, é uma fruta natural da América Central e cultivada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sua baga pesa entre 45 e 200 gramas e pode ter formato ovalado, cônico ou arrendondado, com até 10 centímetros de diâmetro. Sua polpa costuma ser usada para geléia ou congelada como sorvete.

Como armazenar sapoti

Quando comprar procure a fruta que esteja com pele macia, meio amarronzada. A fruta verde é dura e começa a ficar macia conforme amadurece.

O sapoti pode ser deixado na temperatura ambiente até seu amadurecimento completo, costuma levar de três a cinco dias para amadurecer. Ele irá ficar um pouco macio ao toque.

Como armazenar sapoti
Como armazenar sapoti, temperatura ambiente ou geladeira?

Depois que estiver maduro, coloque em saco plástico da geladeira, para ele durar um pouco mais de tempo. Na geladeira o sapoti vai durar mais uns três a cinco dias em ficar ruim.

Pode congelar sapoti?

Sim, a baga do sapoti pode ser colocada na geladeira igual as frutas como a manga, morango e outras. É só descascar, tirar semente e colocar no recipiente ou uma forma para congelar, deixando apenas uma camada. Depois que estiver congelado passe para saco de congelamento e volte ao freezer.

No freezer o sapoti vai durar até um ano sem perder suas propriedades. Pode comer direto congelado ou colocar na geladeira de um dia para o outro para descongelar e fazer geléias.

Como saber que estragou?

Verifique sempre pelo aspecto da fruta e o cheiro, notando algum cheiro que não tinha antes, ou manchas escuras e mofo, não coma, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário