Como armazenar abóbora

Como armazenar abóbora crua e cozida? Pode ficar na temperatura ambiente ou deve ser mantida refrigerada? Será que posso congelar se comprar demais? A seguir explicaremos as maneiras para guardar abóbora para que ela dure mais tempo.

Como armazenar abóbora

No caso da abóbora estiver fechada e crua você pode deixá-la na temperatura ambiente que não estragar, de preferência local seco e fresco, longe da luz do sol, como costuma ser a despensa. Na temperatura ambiente a abóbora fechada crua pode durar dois meses sem ficar ruim. Colocar a abóbora fechada na geladeira não é recomendado pois sua textura e sabor podem modificar.

Se a abóbora foi comprada cortada, então o ideal é deixar na geladeira. Embrulhe com papel filme ou coloque em pote com tampa na geladeira. A abóbora crua cortada irá durar até quatro dias na geladeira sem ficar ruim. Depois disso pode começar a apodrecer, formando mofo.

Como armazenar abóbora
Como armazenar abóbora, pode congelar?

Se a abóbora estiver cozida também deve ser colocada na geladeira em pote com tampa, nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente pois o risco de bactérias é grande. Se onde você mora for mais do que 32°C não deixe mais do que uma hora.

Na geladeira a abóbora cozida vai durar até cinco dias sem ficar ruim, depois pode azedar.

Pode congelar abóbora?

Sim, você pode congelar a abóbora mas o ideal é congelá-la cozida.

Lave a casca e descasque, remova as sementes. Depois cozinhe até ficar macia. Coloque em recipiente hermético e leve ao freezer para congelar. No freezer a abóbora cozida vai durar até um ano sem estragar.

Para comer você pode deixar de um dia para o outro na geladeira ou colocar direto no micro-ondas ou na panela para esquentar. Mas atenção, se usar algum descongelamento rápido coma imediatamente, nunca deixe na temperatura ambiente e volte para geladeira.

Como saber que estragou?

A dica é sempre verificar o aspecto da abóbora e o cheiro, se ficar ruim ela pode desenvolver um cheiro azedo, aparecerem manchas ou mofo. Notando algo errado e principalmente mofo, não coma de jeito nenhum pois pode ser perigoso para sua saúde.

1 comentário em “Como armazenar abóbora”

Deixe um comentário