Como armazenar azedinha

Como armazenar azedinha? A Rumex acetosa, mais conhecida como azedinha no Brasil, pode ficar na temperatura ambiente ou tem que ficar refrigerada? Será que pode congelar para não estragar? A seguir explicaremos as maneiras de guardar azedinha para durar mais tempo.

Como armazenar azedinha

A azedinha não pode ficar na temperatura ambiente, é uma verdura tipo alface, que estraga muito rápido. Portanto deve ficar refrigerada o tempo todo.

O ideal era lavar somente na hora de comer, mas com a pandemia de vírus é importante deixar a verdura limpa para não correr risco. Assim que chegar do mercado ou da feira lave as azedinhas como faz com alface e outras verduras. Coloque de molho em um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária própria para alimentos. Deixe de 10 a 15 minutos, depois coloque para escorrer, se necessário seque com papel toalha.

Coloque as azedinhas limpas dentro de saco plástico ou pote com tampa e papel toalha por baixo. Na geladeira a azedinha dura uns dois dias sem estragar.

Como armazenar azedinha
Como armazenar azedinha, posso congelar?

Pode congelar azedinha?

Neste caso a azedinha é diferente do alface, ela pode sim ser congelada, mas o ideal é fazer branqueamento antes de levar ao freezer, para não perder sua textura e sabor.

Depois de lavadas coloque na água fervente por dois minutos e logo em seguida na água com gelo por dois minutos. Retire e coloque para secar. Passe para sacos de congelamento tipo ziploc ou coloque em recipiente hermético e leve ao freezer.

A azedinha pode durar quase um ano no freezer, desde que não ocorra mudança de temperatura. Ela ficará melhor para ser usada em pratos quentes.

Caso utilize algum descongelamento rápido, coloque logo em seguida no preparo do prato e não volte para geladeira, pois pode propagar bactérias nocivas.

Como saber que estragou?

Normalmente ele perde a cor e fica amolecido de podre, podendo ficar com cheiro estranho. Notando algo errado, algum cheiro ruim ou manchas e mofo, não coma, pois mofo é perigoso para saúde.

Deixe um comentário