Como armazenar ervilha torta

Como armazenar ervilha torta, crua e cozida? Pode ficar na temperatura ambiente ou tem que ficar refrigerada? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post explicaremos as maneiras para guardar ervilha torta e ela não estragar tão rápido.

Como armazenar ervilha torta

A ervilha torta crua não deve ficar na temperatura ambiente pois estagrará muito rápido. O ideal é ficar refrigerada.

Assim que chegar do mercado ou da feira coloque-as de molho na mistura de um litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária própria para alimentos. Deixe de molho de 10 a 15 minutos, depois enxágue bem e coloque para secar. Se necessário use papel toalha para ajudar a secar bem.

Quando secar coloque em sacos plásticos e leve para geladeira. As ervilhas tortas cruas vão durar até quatro dias na geladeira sem estragar.

Como armazenar ervilha torta
Como armazenar ervilha torta

Se estiver cozida não deixe em temperatura ambiente por mais de duas horas pois pode propagar bactérias nocivas. Coloque o mais rápido possível na geladeira dentro de recipiente hermético.

As ervilhas tortas cozidas vão durar até cinco dias na geladeira sem azedar, desde que não sofra mudança de temperaturas.

Pode congelar erva torta?

Você pode congelar tanto a ervilha crua quanto a cozida. No caso da crua o ideal é fazer branqueamento para ela manter textura e sabor.

Lave a ervilha torta crua e remova o fio que fica em volta dela. Coloque na água fervente por um minuto e meio depois passe para água com gelo pelo mesmo tempo. Coloque para secar, passe para um recipiente hermético e leve ao freezer.

Anemia na gravidez, o que fazer?

No caso da ervilha torta cozida é só colocar no recipiente hermético e levar ao freezer.

Tanto a ervilha torta crua quanto a cozida vão durar até um ano no freezer. Você pode descongelar deixando de um dia para o outro na geladeira, ela irá durar mais uns dois dias na geladeira se não sofrer alteração de temperatura. Caso utilize algum descongelamento rápido como micro-ondas, prepare imediatamente e não volte para geladeira!

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro da ervilha, normalmente ela perde a cor, pode ficar molenga ou cheiro de azedo caso esteja cozida (não prove!). Notando algo errado, ou até mofo, não coma pois pode ser perigoso para saúde.

Deixe um comentário