Como armazenar iogurte de kefir, quanto tempo dura

Kefir está na moda, milhares de pessoas vêm cultivando kefir na água e no leite para ter uma fonte natural de probióticos, que proporcionam regularização da flora intestinal. Mas muitas pessoas ficam na dúvida sobre como armazenar iogurte de kefir, será que é melhor ficar na geladeira ou congelar no freezer? Quanto tempo dura o iogurte de kefir?

Como armazenar iogurte de kefir

O tempo de durabilidade do iogurte de kefir vai depender de como você armazená-lo e da temperatura que ele estiver.

O iogurte de kefir vai durar apenas 1 a 2 dias se for mantido em temperatura ambiente de 20ºC a 26ºC. Em temperaturas maiores ele não vai durar nem isto, portanto tenha cuidado! É importante lembrar que quanto mais tempo deixar na temperatura ambiente maior a chance dele ficar contaminado por bactérias prejudiciais.

Pote com kefir de leite, como armazenar iogurte de kefir
Como armazenar iogurte de kefir, quanto tempo dura?

Se for guardado na geladeira em temperaturas entre 4ºC e 7ºC ele irá durar cinco a sete dias sem perder qualidade, desde que não ocorra mudanças na temperatura. Mas poderá estar seguro para comer por até 2 semanas na geladeira, mas verifique antes de comer!

A recomendação é inclusive armazenar o iogurte de kefir na geladeira, assim você não corre o risco de modificar suas propriedades.

Pode congelar iogurte de kefir?

Sim, você pode guardar o iogurte de kefir no freezer em temperaturas entre -15ºC e -3,8ºC. Mas é importante lembrar que ele terá sua textura modificada quando descongelado. O ideal é colocá-lo em formas de gelo assim a pessoa tira quando for usar e bate no liquidificador. Não é aconselhado colocar em garrafa ou vidro, pois o líquido e sólido irão se separar formando uma camada.

Guarde no freezer apenas se for ficar muito tempo sem comer. Ele poderá durar um a dois meses sem perder qualidade, após isto poderá até estar bom, mas já começa a perder suas propriedades.

Como descongelar o kefir de leite (iogurte)?

Quando for utilizar pegue os cubos de gelo, bata e use em smoothies e outras bebidas com frutas. Deixando descongelar poderá ficar com consistência esquisita, se mesmo assim quiser descongelar, o ideal é colocá-lo na geladeira para descongelar lentamente, ele irá durar mais uns 3 a 4 dias na geladeira. Nunca tente descongelar no microondas ou outra processo rápido, pois deixará a consistência mais estranha ainda!

Se for os grãos de kefir de leite você pode deixar na geladeira até descongelar. Quando descongelar coloque em temperatura ambiente por 24 horas, neste tempo vá dando leite fresco para ele fermentar.

Como saber se o iogurte de kefir está estragado?

A melhor maneira de saber se está ruim ou não é sentindo o cheiro, vendo o aspecto e provando.

É importante lembrar que quanto mais tempo o kefir fermentar mais azedo e com aspecto de queijo ele vai ficando. Além disso o cheiro também vai ficando bem forte, portanto ele poderá estar com cheiro estranho mas não estragado.

Tome cuidado pois pode aparecer mofo, se isto acontecer é recomendado o descarte.

4 comentários em “Como armazenar iogurte de kefir, quanto tempo dura”

Deixe um Comentário