Como armazenar temperos desidratados

Como armazenar temperos desidratados? Pode ficar quanto tempo na temperatura ambiente? Precisa de refrigeração? Faz diferença congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar temperos desidratados, para evitar que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar temperos desidratados

Temperos desidratados / secos, podem ficar na temperatura ambiente, dentro de recipiente hermético escuro. Em local seco, escuro e fresco. Quanto menos contato tiver com o ar melhor, pois o oxigênio estraga o tempero.

Na temperatura ambiente os temperos desidratados poderão durar uns um a dois anos sem ficarem ruim. Se for tempero inteiro como canela, cravo ou bolinhas de pimenta, podem durar uns três anos. É importante que fique muito bem vedado.

Como armazenar temperos desidratados
Dicas para armazenar temperos desidratados

Após este tempo não quer dizer que estará estragado, pois tempero não costuma estragar. O que ocorre é que ele vai perdendo o sabor com os meses, quanto mais tempo passar, mais sem graça ele vai ficar. Apesar da alta durabilidade, para melhor saborear o tempero, tente consumir o tempero em pó em três meses e o inteiro em dez meses.

Temperos desidratados até podem ser armazenados na geladeira, mas quando você for tirar para usar, vai dar umidade dentro do pacote e estragará o sabor do tempero. Portanto evite guardar na geladeira.

Pode congelar temperos desidratados?

O freezer é o mesmo problema da geladeira, a umidade vai estragar o tempero. Portanto evite guardar tempero no freezer, não é recomendado.

Caso não tenha escolha, tente embalar à vácuo, para não ter contato com ar.

Outra dica é congelar em forma de gelo com azeite ou água mesmo. Coloque o tempero e preencha com o líquido. Leve para congelar, depois passe para saco de congelamento e volte ao freezer. Você pode usar em sopas, ensopados e outras receitas com molho.

Como saber que o tempero estragou?

Como falamos no início do post, temperos desidratados não costumam estragar. O que acontece é que ele perde sua potência com os anos, e não dá o sabor que daria se estivesse novo. Você pode verificar se está bom, esfregando um pouco na palma da mão.

Mas tenha cuidado! Às vezes pode aparecer mofo, principalmente em locais muito úmidos. Neste caso descarte, não use.

Deixe um comentário