Como armazenar massa de empada

Como armazenar massa de empada e empada? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que a massa ou a empada podem ser congeladas? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar massa de empada e empada pronta, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar massa de empada

A massa de empada e a empada crua ou cozida, devem ser armazenadas na geladeira. Não deve ficar muito tempo fora da refrigeração, pois são alimentos perecíveis, e pode propagar bactérias nocivas. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais de 32ºC, não deixe mais do que uma hora.

No caso da massa de empada, embale com filme plástico ou saco de congelamento e deixe na geladeira até preparar as empadas. É importante embalar bem, pois ela absorve umidade e odores. A massa de empada pura vai durar uns três dias na geladeira, sem estragar.

Se for a empada pronta crua ou cozida, você também pode guardar na geladeira, mas lembre-se que a durabilidade é maior se for congelada. Coloque em recipiente hermético para não entrar em contato com o ar da geladeira, senão vai ficar com gosto ruim. As empadas vão durar uns dois a três dias na geladeira.

Pode congelar massa de empada e empada?

Tanto massa de empada quanto a empada pronta pode ser congelada no freezer. Elas irão durar uns três meses congeladas, sem perder suas propriedades. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já começa a alterar sabor e textura.

Se for a massa de empada crua, embale bem com plástico filme e saco plástico, para evitar ao máximo contato com o ar do freezer. Senão ela pode absorver umidade, odores e ficar com queimaduras do ar frio. Leve ao freezer para congelar.

No caso da empada pronta crua ou cozida, embale também em plástico filme (deixe esfriar se for cozida) e depois coloque em pote com tampa. Para não entrar em contato com o ar do freezer. Coloque no freezer para congelar.

Como armazenar massa de empada
Dicas para armazenar massa de empada

Para descongelar a massa de empada coloque na geladeira por 24 horas ou descongele na temperatura ambiente. Mas tenha cuidado! Pois na temperatura ambiente tem risco de propagar bactérias nocivas.

No caso do descongelamento da empada crua ou cozida, tire do freezer, passe para assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Aguarde o tempo necessário para cozinhar ou para esquentar, de acordo com a sua. Se for a empada cozida, preste atenção se o centro do recheio esquentou e descongelou, senão pode causar intoxicação alimentar.

Como saber que estragou?

A massa de empada e a empada pronta estragam e deve-se ter cuidado, principalmente com a empada pronta, pois o recheio costuma estragar antes da massa. Normalmente quando estraga a massa fica com cheiro de azedo, podem aparecer manchas estranhas e o recheio fica gosmento. Notando algo errado não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário