Como armazenar tapioca

Como armazenar tapioca? Pode deixar na temperatura ambiente ou precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar para guardar por mais tempo? A seguir trazemos algums dicas sobre como guardar a tapioca para conservar sem azedar.

Dicas para armazenar tapioca

A tapioca é feita de fécula de mandioca hidratada. A fécula de mandioca também é conhecida como amido de mandioca, polvilho doce ou goma.

Ao comprar sempre preste atenção na data de fabricação. Algumas tapiocas podem ficar na temperatura ambiente enquanto estão fechadas. Mas nenhuma delas deve ser mantida temperatura ambiente após aberta, pois estragará muito rápido. A umidade da tapioca é um ambiente propício para propagação de bactérias nocivas para saúde.

A tapioca após aberta precisa ser conservada na geladeira dentro de pote com tampa, para não azedar. Ela pode durar uns cinco a sete dias sem ficar ruim.

Como armazenar tapioca
Dicas para armazenar tapioca

Caso você tenha preparado a fainha de tapioca hidratando o polvilho doce, ela deverá ser armazenada do mesmo jeito, dentro de pote com tampa na geladeira. Ela vai durar o mesmo tempo da tapioca comprada pronta, uns sete dias na geladeira.

Pode congelar tapioca?

Você pode congelar tanto a tapioca comprada pronta quanto a preparada em casa com polvilho doce hidratado.

Coloque a tapioca (comprada pronta ou feita em casa), dentro de recipiente hermético no freezer. Quem preferir pode separar já as porções que for utilizar, para não descongelar tudo de uma vez. Separe em sacos de congelamento tipo ziploc.

A tapioca vai durar uns 30 dias no freezer sem estragar. Após este tempo, não quer dizer que está ruim, mas já começará a perder suas propriedades. Para utilizar a tapioca retire do freezer/congelador e coloque a farinha direto na frigideira para cozinhar.

A tapioca pronta pode ser congelada já com o recheio, embalada em filme plástico. Mas deve-se ter cuidado com o recheio, pois cada recheio vai ter uma durabilidade diferente e vai descongelar de maneira diferente. Na maioria dos casos, ela dura uns 30 dias ou um pouco mais, tudo vai depender do recheio que utilizar. Tenha cuidado com recheios que não congelam bem como tomates. Para preparar retire e deixe uns 30 minutos na temperatura ambiente, depois coloque na frigideira para esquentar.

Como saber que estragou?

É preciso prestar atenção na aparência e no aroma da tapioca. Normalmente quando estraga, a tapioca fica com cheiro ruim de azedo. Ela pode perder sua cor natural branca, ficar rosada, roxa ou amarelada. Também pode aparecer manchas pretas de mofo, pois é um alimento úmido. Notando algo errado, não coma, descarte!

Deixe um comentário