Como armazenar tomate

Como armazenar tomate para durar mais tempo? O tomate tem que ser guardado na geladeira ou mantido em temperatura ambiente? Será que pode congelar tomate? Neste post explicaremos as maneiras para você guardar o tomate e ele não estragar tão rápido.

Como armazenar tomate

O tomate pode durar mais tempo se você guardá-lo de maneira correta. A dica abaixo seve para qualquer tipo de tomate.

O ideal é manter o tomate na temperatura ambiente para amadurecer. O melhor local normalmente é a despensa, local seco e escuro. Na temperatura ambiente ele vai ficar madura em cinco dias. Para acelerar este processo pode embrulhar em jornal.

Coloque na geladeira somente quando estiver maduro e dentro de um saco plástico para não queimar a pele. Na geladeira vai durar mais cinco a sete dias. Quando for usar coloque em temperatura ambiente 30 minutos antes de cortar.

Pode congelar tomate?

Sim, você pode congelar tomates, mas eles vão ficar molengas quando descongelarem, portanto ficarão bons apenas para serem utilizados em pratos cozidos.

Para congelar corte em pedaços e coloque em um refratário fazendo apenas uma camada (pode deixar com pele ou removê-la). Coloque no freezer e deixe congelar. Quando congelar remova do refratário e passe para sacos de congelamento ou recipiente hermético. Volte com ele para o freezer. Tire apenas o que for utilizar.

Como armazenar tomate
Como armazenar tomate

No freezer os tomates vão durar até três meses sem perder sabor, após este tempo poderá ainda estar bom, mas já vai perdendo suas propriedades.

Como saber que o tomate está estragado?

Para saber se estragou é só olhar se aspecto, ele fica amolecido, com manchas pretas e solta líquido. Além disso também pode aparecer mofo. Notando algo estranho jogue fora!

Deixe um Comentário