Como armazenar orégano fresco, seco ou pó

Como armazenar orégano? Tem alguma maneira de guardar orégano fresco verde para durar mais tempo? Será que pode congelar? E o orégano seco ou em pó (condimento/tempero), tem alguma dica de conservação? Responderemos as perguntas abaixo.

Como armazenar orégano

O tempo que o orégano vai durar vai depender de como você guardá-lo.

No caso do orégano fresco, folhinhas verdes, devem ser guardados na geladeira em cima de um papel toalha umedecido dentro de um saco plástico, de preferência ziplock. Fazendo isso as folhas vão durar de 10 a 14 dias sem secar.

No caso do orégano seco (folhinhas secas) e o orégano em pó, devem ser guardados em recipientes herméticos com tampa que vede bem o pote. Este recipiente tem que ficar em local escuro e fresco, pode ser o armário da despensa. Neste ambiente eles irão durar de 1 a 3 anos sem perder a qualidade, mas poderão estar bons até depois disso, somente terão perdido o sabor e potência.

Pode congelar orégano fresco?

Sim, você pode colocar o orégano no freezer. Mas antes de colocar, lave e pique as folhas. Deixe secar bem. Depois coloque em saco para congelamento e deixe no freezer. Vá tirando aos poucos conforme precisar.

Outra dica é colocar as folhas picadas em forma de gelo com um pouco de água. Depois que congelar passe os cubinhos para o saco de congelamento e deixe no freezer. Pegue quando for utilizar.

Como armazenar orégano
Como armazenar orégano

No freezer as folhas de orégano vão durar de quatro a seis meses, mas poderão estar boas até depois deste tempo. Lembrando que não pode ocorrer mudança na temperatura.

O orégano em pó ou seco estraga?

Não, as folhinhas de orégano secas ou o orégano em pó não estragam. O que pode acontecer é dar mofo ou elas perderem sabor.

Se estiver guardado há muito tempo, verifique o aspecto antes de usar. Para testar se ainda tem sabor, esfregue um pouco na palma da mão e sinta o cheiro e prove.

Como saber se o orégano fesco estragou?

O orégano fresco quando estraga fica mole e perde a cor. Verifique o aspecto, notando algo estranho não coma!

1 comentário em “Como armazenar orégano fresco, seco ou pó”

Deixe um Comentário