Como armazenar pimenta desidratada

Como armazenar pimenta desidratada em grãos inteiros ou grãos moídos (pó)? Qual a melhor forma de guardar pimenta em tempero para durar mais tempo e não estragar? Neste post daremos algumas dicas sobre o armazenamento da pimenta desidratada (seca).

Como armazenar pimenta desidratada

O tempo que a pimenta seca vai durar vai depender de como você guardá-la.

Como armazenar pimenta desidratada
Como armazenar pimenta desidratada

Qualquer pimenta desidratada, pimenta do reino, pimenta verde, pimenta rosa, pimenta branca e outras variedades usadas para tempero, devem ser guardadas em recipiente hermético (com tampa que veda), em local seco e escuro como a despensa. Tem que ser recipiente que vede mesmo, pois não pode ter umidade.

Não pode ter contato com a luz do sol! Nunca guarde próximo ao forno, aquecedor ou local que sofra alteração de temperatura. Ela estragará mais rápido.

Mantendo nestas condições as pimentas em grãos ou moídas (pó) costumam durar de três a quatro anos sem estragar. Após este tempo ainda poderão estar boas, mas já começam a perder o sabor.

Pode congelar pimenta desidratada?

Nunca congele temperos desidratados! Toda vez que tirar do freezer para utilizar, vai formar condensação, molhando a pimenta, causando umidade. Esta umidade vai estragar completamente seu sabor.

Não deve guardar nem na geladeira pelo mesmo motivo.

Como saber se estragou?

Este tipo de pimenta não costuma estragar, o que pode acontecer é ela mofar ou perder o sabor. Sempre verifique o aspecto, notando bolor de mofo não coma!!

Para saber se ainda está com sabor, esfregue ou esmague um pouco na mão, sinta o cheiro. Se ainda estiver com cheirinho então ainda deve dar um sabor na comida. Se não ser cheiro de nada, jogue fora.

Deixe um Comentário