Como armazenar sálvia fresca ou desidratada

Como armazenar sálvia fresca ou desidratada? Qual a melhor forma de guardar sálvia para durar mais tempo? A sálvia fresca pode ser congelada ou deve ficar na geladeira? E a versão seca (desidratada) estraga na geladeira? Saiba mais sobre o armazenamento de sálvia abaixo.

Como armazenar sálvia

O tempo que a sálvia vai durar vai depender de como você guardá-la.

A sálvia fresca deve ser mantida o tempo todo na geladeira, assim que comprar já guarde na geladeira. Para durar mais tempo, enrole no papel toalha umedecido (não é encharcado) e dentro de um saco plástico.

Na geladeira a sálvia fresca vai durar de dez a catorze dias.

No caso da sálvia desidratada, tanto em pó quanto em folhas secas, devem ser mantidas em recipiente hermético (com tampa que veda) em local escuro e seco, sem contato com o sol. Normalmente a despensa da casa. Nunca coloque na geladeira!

A sálvia em pó desidratada pode durar de três a quatro anos sem perder suas propriedades. A folha seca dura menos, de um a três anos. Após este tempo não quer dizer que está ruim, mas já vai perdendo suas propriedades.

Como armazenar sálvia
Como armazenar sálvia

Pode congelar sálvia fresca?

A sálvia fresca pode sim ser congelada para durar mais tempo sem estragar.

Lave e pique, depois deixe secar bem. Quando estiver seca, coloque em sacos de congelamento e leve ao freezer para congelar. Quem preferir pode colocar em forma de gelo com um pouquinho de água, assim que os cubos congelarem, passe para saco de congelamento e volte ao freezer.

Colocando no saco de congelamento você pode tirar o quanto precisar, sem necessidade de descongelar tudo de uma vez.

No freezer ele vai durar de quatro a seis meses, desde que não ocorra mudança na temperatura.

Como saber se a sálvia estragou?

A sálvia fresca quando estraga costuma perder a cor e ficar molenga. Jogue fora se isto acontecer.

No caso da sálvia desidratada em pó ou folhas não costuma estragar, é igual aos outros temperos desidratados. O que pode acontecer é mofar e perder o sabor. Verifique o aspecto para ver se tem mofo. No caso do sabor é só esfregar um pouco na palma da sua mão, se não sair cheiro então não vai dar sabor na comida.

Deixe um Comentário