Como armazenar brócolis cru ou cozido

Como armazenar brócolis cru ou cozido? Qual melhor forma de guardar brócolis para durar mais tempo? Pode congelar brócolis? Ele precisa ficar na geladeira ou em temperatura ambiente? Explicaremos sobre o armazenamento de brócolis neste post.

Estas dicas valem tanto para o brócolis comum quanto para o brócolis americano.

Como armazenar brócolis

O tempo que ele vai durar vai depender de como você guardá-lo.

Assim que chegar do mercado ou da feira, coloque o brócolis dentro do saco plástico e coloque na geladeira. O brócolis tem que ficar sempre refrigerado. Só lave na hora que for comer. Na geladeira ele irá durar de três a cinco dias sem estragar.

Se você já cortou e lavou, também pode guardar ele cru picado na geladeira. Mas irá durar menos tempo do que ele inteiro.

Se o brócolis estiver cozido também pode ser guardado na geladeira em recipiente hermético. Cozido ele irá durar também de três a cinco dias. Nunca deixe o brócolis cozido por mais de duas horas em temperatura ambiente, tem risco de contaminar com bactérias!

Pode congelar brócolis?

Você pode congelar tanto o brócolis cru quanto o cozido.

Como armazenar brócolis
Como armazenar brócolis

Mas no caso do cru o ideal é fazer branqueamento. Corte-o em pedaços, coloque em água fervente por três minutos e depois coloque na água com gelo. Leve para escorrer, coloque em recipiente hermético ou saco de congelamento e coloque no freezer.

O brócolis cozido também deve ser guardado em recipiente hermético no freezer.

Para descongelar coloque na geladeira ou descongele no microondas ou água quente. Se usar o microondas ou a água quente, coma imediatamente! Senão vai dar bactérias.

Saiba quais são os alimentos permitidos na low carb.

No freezer o brócolis vai durar de 10 a 12 meses, desde que não ocorra mudança na temperatura. Mas ele poderá durar até além deste tempo, só que começará a perder seu sabor.

Como saber se o brócolis está ruim para comer?

Você vai saber que o brócolis está ruim pela aparência, pois ele fica molenga e perde a cor. Notando algo estranho não coma!

Deixe um Comentário