Como armazenar inhame cru ou cozido

Como armazenar inhame cru ou cozido? Qual a melhor forma de conservar o inhame para não escurecer? Será que pode congelar para durar mais tempo? Vamos mostrar a melhor forma de conservar inhame com casca ou sem casca, cru e cozido.

Como armazenar inhame

O tempo que o inhame vai durar vai depender de como você guardá-lo. É importante informar que o inhame não precisa ficar na geladeira, ele pode ser mantido em temperatura ambiente enquanto está com casca. Não coloque na geladeira senão vai ficar com gosto ruim e duro no meio.

Na temperatura ambiente e local escuro e seco (como a despensa), o inhame pode durar de um a dois meses sem estragar. Para aumentar o tempo de durabilidade coloque o inhame em um saco sem fechar ou em cesta que permita a circulação de ar.

Se o inhame foi cortado cru, coloque-o na geladeira totalmente coberto com água dentro de um recipiente. Use-o dentro de um dia, pois estraga rápido.

Se o inhame estiver cozido você pode guardá-lo na geladeira em recipiente hermético. Ele vai durar uns cinco dias sem estragar. Não deixe fora da geladeira por mais de duas horas, senão vai dar bactérias!!

Pode congelar inhame cru? E inhame cozido?

Não é recomendado congelar inhame cru, pois ele fica com consistência estranha. Primeiro cozinhe o inhame para congelar. Descasque e cozinhe até ficar macio. Corte em rodelas ou faça purê. Adicione um pouquinho de suco de limão para não deixar escurecer.

Como armazenar inhame
Como armazenar inhame

Deixe o inhame esfriar, coloque em recipiente hermético e leve para o freezer.

No freezer o inhame vai durar uns dez meses sem estragar. Descongele deixando na geladeira de um dia para o outro ou no microondas ou água quente. Se usar microondas ou água quente, coma na mesma hora!

Como saber que o inhame estragou?

O inhame fica molenga e perde a cor quando estraga, também pode ficar escurecido ou com mofos. Quando está cozido ele fica com cheiro estranho. Portanto, se notar algo errado não prove, jogue fora!

2 comentários em “Como armazenar inhame cru ou cozido”

  1. soy brasileira y una de las cosas que estraño de brasil es la comida donde vivo no hay muchas cosas como por ejemplo mandioca inhame,mangos y varias otras frutas que sinto saudade,por suerte algunas veces una verdureria que tengo cerca de mi casa mi trae algunas cosas y hoy estoy muy feliz porque encontre inhame y al que sea caro mi doy el gusto de comerlo hasta que mi termine.tratare de seguir la recomendacion del congelado pues aca hace mucho frio y hay dias que hay tanta humidad que el piso queda mojado.no mi va dura mucho tiempo crudo

    Responder
  2. Grato, sem essas informações estava jogando muitos caras no lixo pois escurecia quase imensamente após descascar.
    Parabéns, sucesso.

    Responder

Deixe um Comentário