Como armazenar inhame cru ou cozido

Como armazenar inhame cru ou cozido? Qual a melhor forma de conservar o inhame para não escurecer? Será que pode congelar para durar mais tempo? Vamos mostrar a melhor forma de conservar inhame com casca ou sem casca, cru e cozido.

Como armazenar inhame

O tempo que o inhame vai durar vai depender de como você guardá-lo. É importante informar que o inhame não precisa ficar na geladeira, ele pode ser mantido em temperatura ambiente enquanto está com casca. Não coloque na geladeira senão vai ficar com gosto ruim e duro no meio.

Na temperatura ambiente e local escuro e seco (como a despensa), o inhame pode durar de um a dois meses sem estragar. Para aumentar o tempo de durabilidade coloque o inhame em um saco sem fechar ou em cesta que permita a circulação de ar.

Se o inhame foi cortado cru, coloque-o na geladeira totalmente coberto com água dentro de um recipiente. Use-o dentro de um dia, pois estraga rápido.

Se o inhame estiver cozido você pode guardá-lo na geladeira em recipiente hermético. Ele vai durar uns cinco dias sem estragar. Não deixe fora da geladeira por mais de duas horas, senão vai dar bactérias!!

Pode congelar inhame cru? E inhame cozido?

Não é recomendado congelar inhame cru, pois ele fica com consistência estranha. Primeiro cozinhe o inhame para congelar. Descasque e cozinhe até ficar macio. Corte em rodelas ou faça purê. Adicione um pouquinho de suco de limão para não deixar escurecer.

Como armazenar inhame
Como armazenar inhame

Deixe o inhame esfriar, coloque em recipiente hermético e leve para o freezer.

No freezer o inhame vai durar uns dez meses sem estragar. Descongele deixando na geladeira de um dia para o outro ou no microondas ou água quente. Se usar microondas ou água quente, coma na mesma hora!

Como saber que o inhame estragou?

O inhame fica molenga e perde a cor quando estraga, também pode ficar escurecido ou com mofos. Quando está cozido ele fica com cheiro estranho. Portanto, se notar algo errado não prove, jogue fora!

Deixe um Comentário