Como armazenar rúcula

Como armazenar rúcula fresca? Qual melhor forma de guardar a rúcula para durar mais tempo, deve ficar na geladeira? Pode congelar a rúcula fresca? Neste post falaremos sobre o armazenamento da rúcula.

Como armazenar rúcula fresca

O tempo que a rúcula vai durar vai depender de como você guardá-la. O ideal é deixar a rúcula o tempo todo na geladeira, após comprar no mercado ou na feira.

Como armazenar rúcula fresca
Como armazenar rúcula fresca

Para ela não estragar tão rápido na geladeira, coloque em um saco plástico fechado, pode ser tipo ziplock, para não ter contato com o ar da geladeira, que irá fazê-la murchar. Também não lave! Somente lave no momento que for comer.

Guardada assim a rúcula poderá durar até três dias sem ficar ruim, depois disso começará a estragar.

Será que pode congelar a rúcula?

Não é ideal congelar a rúcula pois ela fica com textura esquisita.

Mas quem quiser tentar congelar tem duas maneiras. Uma é fazendo o branqueamento. Coloque água para ferver e um pote com água e gelo separado. Coloque a rúcula rapidamente dentro da água fervendo, deixe 30 segundos, remova e coloque na água gelada. Aguarde 30 segundos. Coloque para secar. Guarde em sacos ziplock e remova todo o ar de dentro dele. Deixe no freezer para congelar.

Outra maneira de congelar que as pessoas mais recomendam é usando azeite de oliva. Lave, coloque para secar e pique a rúcula toda. Depois coloque-as dentro de cubinhos de gelo e encha cada cubinho 80% de azeite. Leve para freezer para congelar, depois que congelar pode passar para um saco de congelamento e voltar para o freezer. Quando quiser usar é só pegar o cubinho. Fica bom para fazer com outros legumes salteados, em pizzas de rúcula ou como molho para salada.

Congelada a rúcula vai durar meses sem estragar.

Como saber que a rúcula está estragada?

A rúcula começa a ficar melada e muda de cor, também pode ficar com cheiro estranho. Notando algo esquisito não coma nem prove para ver se está bom. Jogue fora!

Deixe um Comentário