Como armazenar bicarbonato de sódio

Como armazenar bicarbonato de sódio? Aproveitou que passou por um empório e comprou bastante bicarbonato de sódio mas agora não sabe qual melhor maneira de guardar? Será que o bicarbonato de sódio tem que ficar na geladeira? Explicaremos qual a melhor maneira de armazenamento de bicarbonato de sódio para ele durar mais tempo.

Como armazenar bicarbonato de sódio

Todo bicarbonato de sódio que você comprar tem que ficar na temperatura ambiente, não importa se é o comprado a granel ou comprado já embalado da fábrica. O local ideal de armazenamento é local seco e fresco como a despensa. Coloque dentro de recipiente hermético para não entrar em contato com ar.

Se o bicarbonato ainda estiver na embalagem fechado ele pode durar até dois anos sem estragar. Se o pacote já foi aberto ou se você comprou a granel, ele irá durar uns seis meses sem ficar ruim.

Como armazenar bicarbonato de sódio
Como armazenar bicarbonato de sódio? Quanto tempo dura?

Após este tempo não quer dizer que está estragado, mas já começará a perder suas propriedades. Mas sua data de validade é praticamente indefinida, ele só vai ficando menos potente.

Bicarbonato tem que ficar na geladeira?

Não, você não deve guardar o bicarbonato de sódio nunca na geladeira. O bicarbonato absorve umidade e cheiros da geladeira, fazendo ele perder sua eficácia.

Como saber se o bicarbonato estragou? Faz mal?

Você pode testar se o bicarbonato de sódio ainda está bom colocando uma colher de chá dentro de um prato ou copo com três colheres de sopa de vinagre. Se fizer bolhas é porque ele ainda está potente e poderá ser usado sem causar problemas.

Mas sempre verifique o aspecto antes de usar, para saber se está com mofo! Às vezes os temperos e condimentos desenvolvem mofo quando guardados na despensa. O perigo é o mofo, mas o bicarbonato vencido não traz riscos para saúde, apenas perde eficiência.

1 comentário em “Como armazenar bicarbonato de sódio”

Deixe um Comentário