Como armazenar ervilha

Como armazenar ervilha? A ervilha enlatada deve ficar na geladeira ou temperatura ambiente? Pode congelar ervilha fresca? Neste post explicaremos a melhor maneira de guardar e conservar ervilhas frescas, ervilhas enlatadas, ervilhas congeladas e ervilhas secas, para durarem mais tempo.

Como armazenar ervilha

A durabilidade das ervilhas vai depender de como você guardá-las. As ervilhas cozidas não devem nunca ficar mais do que duas horas em temperatura ambiente por causa de bactérias!

Ervilhas frescas cruas ou cozidas devem ficar sempre refrigeradas na geladeira dentro de um saco plástico (cruas) ou recipiente hermético (cozidas). Lave somente quando for usar. Elas irão durar até cinco dias.

Armazenar ervilha seca ou enlatada

As ervilhas secas ensacadas de fábrica devem ser mantidas em temperatura ambiente, local fresco e seco como a despensa. Se estiver aberto o pacote, guarde em recipiente hermético para evitar contato com o ar. Elas podem durar até dois anos ou mais na despensa.

Já as ervilhas enlatadas também devem ser mantidas em temperatura ambiente também em local seco e fresco. Elas podem durar até cinco anos se mantidas na temperatura constante, após este tempo não quer dizer que estará ruim, mas já começa a ficar com textura e sabor estranhos.

Após abrir a lata de ervilhas, remova o restante da lata e coloque em recipiente plástico com tampa na geladeira. Elas vão durar mais uns quatro dias sem ficar ruim.

Pode congelar ervilha?

Você pode congelar tanto a ervilha fresca crua quanto a cozida. No caso da crua, é importante fazer branqueamento primeiro. Coloque água para ferver e outro pote com água com gelo. Coloque as ervilhas rapidamente na água quente, por 1 minuto, depois tire e coloque rapidamente na água com gelo. Deixe escorrer e coloque no recipiente hermético, ajude a secar com papel toalha. Leve ao freezer logo em seguida.

As ervilhas frescas congeladas vão durar até um ano meio congeladas. Para descongelar deixe na geladeira, elas irão durar mais três dias na geladeira. Se usar descongelamento rápido coma imediatamente!

Como armazenar ervilha
Como armazenar ervilha

Ervilhas já compradas congeladas podem durar até um ano sem perder o sabor, mas podem estar boas até depois deste tempo, se mantidas na temperatura constante. Caso fique em temperatura ambiente por mais de seis horas, não coma nem guarde, jogue fora!

Ervilhas enlatadas também podem ser congeladas mas ficam melhor para serem usadas em comidas quentes. Para colocar no freezer transfira para saco de congelamento ou recipiente hermético. Elas vão durar até dois meses fazendo isso. Descongele colocando na geladeira, ela vai durar mais uns três dias refrigerada.

Como saber que a ervilha está ruim para comer?

Verifique sempre o cheiro e o aspecto, normalmente as ervilhas ficam com cheiro ruim e podem ficar pegajosas ou com mofo. Jogue fora se estiver algo errado, nem prove.

No caso da ervilha congelada verifique descoloração ou ervilhas ressecadas, pode ser queimadura do frio, se isto acontecer ela ficará com a textura e gosto estranho. Não estará ruim, mas vai ficar esquisita para comer.

Ervilhas enlatadas devem ser descartadas se a lata estiver vazando, enferrujada ou com partes amassadas profundas. Ao abrir verifique cheiro e aparência antes de comer.

Deixe um Comentário