Como armazenar fermento em pó

Como armazenar fermento em pó? Qual a melhor forma de guardar o fermento seco em pó, tem que ficar na geladeira ou temperatura ambiente? Quanto tempo ele dura? Pode estragar? Explicaremos as melhores maneiras de armazenar fermento em pó para não perder sua eficácia.

Como armazenar fermento em pó

O fermento em pó deve ser sempre guardado na temperatura ambiente em local seco, fresco e escuro, como a despensa. Não importa se o potinho de fermento está fechado ou aberto, sempre deixe em temperatura ambiente.

Se o pacote de fermento estiver fechado de fábrica ele irá durar até um ano e meio na despensa. Se já foi aberto ele irá durar seis meses. Lembre-se sempre de colocar em um recipiente hermético, não importa se está aberto ou fechado, para evitar contato com o ar.

Como armazenar fermento em pó
Como armazenar fermento em pó, geladeira ou temperatura ambiente?

Esta data de validade não quer dizer que ele estará ruim, ele pode durar até mais que isso, mas já começa a perder sua eficácia, ou seja, não vai ter o mesmo efeito nas receitas.

Pode guardar fermento em pó na geladeira?

Não, assim como o bicarbonato de sódio, o fermento em pó absorve cheiro e umidade da geladeira. Ele irá perder toda sua eficácia se for guardado assim, inclusive por causa da mudança de temperatura.

Como saber se o fermento está ruim?

Você pode testar a eficácia do fermento colocando uma colher de chá do fermento em pó em um copo com um terço de água quente. Se criar bolhinhas é porque ele ainda irá fazer efeito na receita, ainda está potente para ser usado.

O fermento em pó não estraga, o que pode acontecer é aparecer mofo, portanto sempre verifique o aspecto por algum corpo estranho, notando mofo não use mesmo que faça bolhinhas na água quente.

Deixe um Comentário