Como conservar vagem crua e cozida

Como conservar vagem crua e cozida? Qual melhor forma de guardar a vagem? Será que pode congelar para durar mais tempo? A vagem deve ficar sempre na geladeira ou pode ficar em temperatura ambiente? Neste post falaremos sobre o armazenamento da vagem.

Como conservar vagem

O tempo que a vagem vai durar vai depender de como você guardá-la.

A vagem tem que ficar sempre refrigerada, ou seja, assim que chegar do mercado ou feira coloque a vagem dentro de um saco plástico na gaveta de legumes da geladeira. Na geladeira ela vai durar até cinco dias sem estragar.

Como conservar vagem crua e cozida
Como conservar vagem crua e cozida

Se a vagem estiver cozida ela também tem que ficar na geladeira dentro de recipiente hermético. Irá durar o mesmo tempo da crua, até cinco dias. Atenção! Nunca deixe o legume cozido por mais de duas horas em temperatura ambiente pois já estará propagando bactérias!

Pode congelar vagem?

Você pode congelar tanto a vagem crua quanto a vagem cozida.

Para congelar a vagem crua o ideal é fazer branqueamento. Para isso lave-as, remova as extremidades e coloque em água fervente por três minutos. Depois coloque imediatamente em recipiente com água e gelo para parar o cozimento. Deixe rapidinho no gelo e coloque no escorredor para tirar o excesso de água. Coloque em recipiente hermético ou sacos de congelamento e leve ao freezer. Assim ela irá durar até um ano e seis meses sem perder suas propriedades.

A vagem cozida pode ser colocada no recipiente hermético e levada ao freezer. Ela irá durar um pouco menos que a crua, mais ou menos, um ano sem estragar.

Normalmente não precisa descongelar a vagem para prepará-la. Você pode tirar do recipiente e colocar direto na frigideira, por exemplo, para saltear com azeite, sal e pimenta. Ela irá esquentar e descongelar, deixe até a consistência que quiser.

Caso queira descongelar, coloque na geladeira ao invés da temperatura ambiente, ela vai durar mais três dias na geladeira. Se descongelar no microondas ou outra maneira rápida, coma imediatamente pois é perigoso guardar novamente!

As vagens que já vêm congeladas de fábrica irão durar o tempo indicado na embalagem. Normalmente aguentam até um pouco mais do que o indicado pelo fabricante.

Como saber se a vagem está estragada?

Sempre cheire e verifique o aspecto, não prove pois pode ser perigoso. Se notar algum cheiro estranho, ou se ver que ela está com mofo, molenga ou perdendo a cor, é porque já não está mais a mesma coisa. Jogue fora!

Deixe um Comentário