Como armazenar moedas novas e antigas

Como armazenar moedas novas e antigas? Qual a melhor forma de conservar moedas para não estragarem por causa da umidade? Neste post explicaremos algumas maneiras que você pode utilizar para guardar moedas e elas permanecerem bonitas.

Como armazenar moedas novas e antigas

A maioria das moedas do mundo são feitas de metais, portanto o maior risco é elas sofrerem corrosão com o tempo. A corrosão acontece devido à oxidação natural causada pelo oxigênio do ar. Por isso procure um lugar da sua casa que seja o mais fresco e seco possível.

Nunca guarde-as no banheiro ou outro local que tenha formação de vapor, pois o vapor causa umidade e faz elas oxidarem.

Como armazenar moedas novas e antigas
Como armazenar moedas novas e antigas

Também não guarde próximo a produtos abrasivos, principalmente papel, papel alumínio ou plástico PVC. Estes três interagem com a moeda de metal formando aquela camada verde estranha, chamada de verdete. Em alguns casos ela pode ser cinza ou leitosa. Se apenas uma moeda ficar com esta camada, ela irá espalhar para todas as outras!

O ideal é guardar as moedas em álbuns tipo fichário com PVC especial que não estraga moedas (poliéster mylar é um deles). Tem que ser o álbum hermético, que vede bem pois as moedas não podem ficar em contato com o ar. Costumam ser bem caros, portanto tem que estar preparado para gastar um pouco.

Quem não tiver como comprar álbum, uma dica é embrulhar moeda por moeda em papel sem ácido, existem vários tipos nas papelarias do Brasil, o papel vegetal é um deles. Quando comprar verifique sem está escrito “sem ácido”. Tem vários vídeos no YouTube explicando técnicas para embrulhar as moedas, segue um deles abaixo:

Tem que limpar as moedas?

Não, você não deve limpar moedas pois poderá estragá-las, ainda mais moedas antigas. Tente não manusear as moedas, mas se for pegar, pegue com cuidado pelas laterais e use luvas de algodão que não soltam fiapos. A gordura dos dedos pode causar estragos na moeda.

Não assopre, não coloque embaixo da água! Até substâncias próprias para limpezas de metais podem destruir suas moedas, elas vão polir e ficarão brilhosas, isto vai reduzir seu valor.

Como limpar moeda com camada verde ou oxidação?

Uma dica para limpar moedas com danos iniciais causados por PVC (a camada verde maldita), é passar acetona 100% pura por cerca de 30 segundos. Isto não vai remover os efeitos do estrago causado pelo PVC, mas irá limpá-la um pouco.

Aproveite para conferir como armazenar molhos e condimentos.

Deixe um Comentário