Como armazenar vacina

Como armazenar vacina? Vacinas devem ficar sempre em geladeira por causa da temperatura? Elas podem estragar se ficarem em temperatura ambiente? Neste post explicaremos a melhor forma de guardar vacinas.

Como armazenar vacina

É muito importante o armazenamento correto de vacinas senão elas perdem sua potência ou poderão até causar efeitos desagradáveis na pessoa em que for injetada.

Todas vacinas são medicamentos imunobiológicos termolábeis, isto quer dizer que são sensíveis à variação de temperatura, portanto devem ficar em local em que a temperatura se mantenha o mais estável possível. De preferência na temperatura de 2°C, mas podem atingir até 8°C sem sofrerem perda de potência quando armazenadas.

Como armazenar vacina?
Como armazenar vacina corretamente?

Algumas vacinas podem ser submetidas à temperatura negativa como poliomelite, sarampa, febre amarela, rubéola e tríplice viral. Estas podem ser guardadas próximoas ao congelador, pois não irá interferir em sua eficácia.

Já vacinas que não podem ser submetidas à temperaturas negativas devem ficar na segunda prateleira, alguns exemplos são dT, DTP, Hib, Influenza, Hepatite B, TT e BCG.

É importante ter sempre um termómetro colocado em pé na segunda prateleira, para ter certeza que a temperatura não está abaixo de 0°C ou acima de 8°C.

Remova todas prateleiras e gavetas que não forem utilizadas, pois estes acessórios ajudam a aumentar a temperatura. No congelador coloque bobinas de gelo reutilizáveis na posição vertical. Se possível coloque 12 garrafas de água com corante na parte inferior, no lugar da gaveta, para ajudar a reduzir a temperatura interna e não deixar aumentar em caso de queda de luz.

Nunca coloque outros materiais ou qualquer outro elemento dentro da geladeira, nem nas portas, pois irá dificultar a circulação de ar.

Não é recomendado o armazenamento de vacinas dentro de casa, pois as geladeiras comuns não possuem sistema de controle de temperatura programável. Tome cuidado ao colocar vacinas no congelador, pois o congelamento pode ser tão prejudicial quanto a temperatura ambiente. Lembre-se, a temperatura recomendada é entre 2°C e 8°C!

Quanto tempo a vacina pode ficar fora da geladeira?

Não existe tempo seguro para manter a vacina em temperatura ambiente. Se por acaso a luz acabar ou o local de armazenamento estragar, infelizmente será preciso o descarte ou então enviar para um laboratório para verificar a estabilidade da vacina.

Jogue a vacina fora se:

  • a validade do lote for inferior a seis meses e ela ficou na temperatura ambiente;
  • forem expostas à temperatura igual ou acima de 25°C por mais de 24 horas;
  • já tiverem sido expostas à variações de temperatura anteriormente;
  • houver frascos abertos.

Deixe um comentário