Umidade da geladeira é menor que do ar?

Umidade da geladeira é menor que do ar? É verdade que o ambiente dentro da geladeira é seco? Onde moro é muito úmido, posso guardar na geladeira para preservar melhor o alimento? Neste post vamos tirar algumas dúvidas sobre a umidade da geladeira, quando guardar o alimento na geladeira é melhor que deixá-lo do lado de fora, para não mofar.

Umidade da geladeira é menor que do ar?

O ambiente dentro das geladeiras geralmente são ambientes secos, mais secos do que o ambiente externo. Por isso, quando você deixa alface, hortelã, cebolinha e outras folhas verdes ou produtos delicados abertos, eles tendem a murchar rapidamente.

Idealmente, a umidade do refrigerador permanecerá em níveis entre 30 a 50%. Mas não é possível determinar exatamente o nível médio de umidade de uma geladeira, pois dependerá de alguns fatores que especificaremos a seguir:

  • Conteúdo da geladeira – alguns alimentos podem afetar a umidade. Por exemplo, se você deixar algum alimento quente aberto, ele vai liberar a umidade na forma de vapor, aumentando a umidade local.
  • Abertura da porta – quanto mais abrir a porta da geladeira, maior será o nível de umidade dentro dela. Isso acontece, pois o ar quente e úmido entra na geladeira. Apesar dela possuir um recurso que remove essa umidade como condensação e expulsá-la para fora do ambiente, isso prejudica a umidade média do refrigerador.
  • Umidade relativa – a umidade relativa do ar significa o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento, em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. Por exemplo, 50% de umidade na temperatura de 2ºC é, na verdade, muito menos umidade do que 50% de umidade a 21ºC, pois o ar quente tem potencial de reter muito mais umidade. Os níveis de umidade no refrigerador são sempre proporcionais à temperatura interior, que varia vários graus ao longo do dia. Portanto, a umidade sempre será menor em temperaturas mais frias.
Umidade da geladeira é menor que do ar?
Umidade da geladeira é menor que do ar?

Por isso os fabricantes alertam tanto para o armazenamento correto de determinados tipos de alimentos na geladeira. As gavetas são ideais para verduras e legumes, pois retém umidade, não deixando esses tipos de alimentos murcharem. Algumas gavetas possuem compartimentos que podem ser abertos para reduzir a umidade interior.

Alimentos que devem ficar na gaveta devido à alta umidade são: aspargos, brócolis, pepinos, cebolinhas, couve-flor, hortelã, repolho, cenoura, beringela e outras verduras. Já frutas como maçã, damasco, pêssego, melão, kiwi, abóbora, abacate e outros produtos que podem apodrecer, devem ficar em local de baixa umidade na geladeira, fora da gaveta.

Você poderá reduzir a umidade interna da geladeira, reduzindo sua temperatura.

Portanto, em cidades com clima muito úmido, guarde na geladeira os alimentos que precisam de baixa umidade. Assim você estará evitando que eles mofem ou apodreçam rapidamente. Alimentos perecíveis e a maioria dos alimentos cozidos, devem ser armazenados na geladeira ou freezer. Pão não deve ficar na geladeira, somente freezer.

Alimentos estragando e excesso de gotículas de água nos alimentos

Se estiver notando que os alimentos estão estragando ou que estão com gotículas em excesso nos potes e pacotes, pode ser excesso de umidade interna. Isso pode ser causado por:

  • Porta da geladeira com defeito, com vedação ruim, deixando ar quente entrar e causando condensação nos alimentos.
  • Defeito no termostato, que causa flutuação excessiva na temperatura, aumentando condensação e umidade na geladeira. Bactérias e mofo prosperam quando a temperatura não está controlada.
  • Ventilação bloqueada, não permita que gelo fique bloqueando as saídas e entradas de ar da geladeira. Sem a circulação correta do ar, a geladeira precisará trabalhar mais, ocorre flutuação da temperatura, e acaba causando condensação nos alimentos.

Entre em contato com assistência técnica para verificar o problema com a sua geladeira.

Deixe um comentário