Como armazenar pão francês

Como armazenar pão francês? Pode ficar por quanto tempo na temperatura ambiente, será que precisa ser refrigerado na geladeira? Será que posso congelar para conservar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar pão francês, para evitar que estrague muito rápido ou mofe.

Dicas para armazenar pão francês

O pão francês para se manter fresquinho, deve ser mantido na temperatura ambiente guardado dentro de saco plástico ou saco tipo ziploc, para evitar ao máximo o contato com o ar. O contato com o ar faz o pão ficar duro mais rapidamente.

Deixe o pão em local fresco e seco, a umidade também prejudica sua qualidade. Na temperatura ambiente ele irá ficar macio por uns 3 dias. A dica para servir é borrifar um pouquinho de água na parte de cima, onde tem a casca mais dura, e levar ao forno médio por cinco minutos. Ele ficará crocante por fora e macio por dentro. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas provavelmente só será possível comer esquentando-o de alguma maneira.

Como armazenar pão francês
Dicas para armazenar pão francês

Pão francês nunca deve ser guardado na geladeira, isso vale para todos os pães. Isso porque as moléculas de amido no pão recristalizam muito rapidamente em temperaturas frias, e fazem com que o pão endureça muito mais rápido do que se estivesse na temperatura ambiente.

Posso congelar o pão francês?

A melhor maneira de conservar o pão francês é justamente congelando no freezer. Caso você não pretenda comer rapidamente, embrulhe cada pão individualmente em plástico filme ou sacos tipo ziploc e leve ao freezer.

No freezer o pão francês vai durar uns seis meses congelado. Para utilizar retire e coloque direto no forno convencional ou forno elétrico para descongelar e esquentar. Para descongelar mais rapidamente, embrulhe com papel alumínio antes de levar ao forno médio. Aguarde uns 8 minutos, remova o papel alumínio e retorne ao forno por mais 2 minutos.

Quem quiser descongelar antes, retire do freezer e deixe na geladeira por algumas horas, depois leve ao forno, temperatura média por uns 8 a 10 minutos (verifique de acordo com seu forno). Borrifar com água antes do forno, também deixa o pão congelado mais crocante.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência do pão francês, pois ele não costuma ficar com cheiro estranho. Normalmente fica duro demais para ser comido ou pode aparecer mofo. Notando mofo em qualquer parte do pão, não arrisque comer, pois o mofo já pode estar espalhado por dentro do pão, não sendo visível a olho nu.

Deixe um comentário