Como armazenar pão de forma

Como armazenar pão de forma? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Precisa de geladeira? Será que pode ser congelado para conservar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar pão de forma, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar pão de forma

O pão de forma deve ser armazenado na temperatura ambiente, local fresco e seco, sempre muito bem vedado. Quanto menos contato com o ar melhor, ele acelera o processo de degradação do pão. Não retire as tampas, coma somente no final, elas protegem a parte interna.

Na temperatura ambiente o pão de forma costuma durar uns dez a quinze dias enquanto fechado (alguns duram um pouco menos). Após aberto pode durar uns cinco a sete dias sem ficar ressecado. Até dura mais que isso, mas já começa a ficar sem graça, perdendo sua maciez natural.

Como armazenar pão de forma
Dicas para armazenar pão de forma

O pão de forma nunca deve ser armazenado na geladeira, pois a geladeira acelera o processo de endurecimento, devido às moléculas de amido que se recristalizam muito rapidamente na temperatura fria. Guarde sempre em temperatura ambiente ou no freezer.

Posso congelar pão de forma?

A melhor forma de conservar o pão de forma é justamente congelando. Caso não pretenda comer nestes 10 a 15 dias, guarde o pão de forma no freezer.

Embale o pão de forma em pequenas porções, para retirar apenas o que for comer. Coloque em saco de congelamento tipo ziploc ou embrulhe com papel alumínio e plástico filme. Leve ao freezer, ele irá durar uns três meses sem estragar.

Para descongelar o pão de forma, retire do freezer e coloque direto na torradeira ou forno. Quem preferir pode deixar na geladeira por uma ou duas horas para depois esquentar o pão.

Como saber que estragou?

Normalmente o pão de forma não fica com cheiro estranho, mas fica duro e ressecado, desagradável para comer. Além disso, pode aparecer mofo. Tenha muito cuidado com o mofo, pois você pode achar que está apenas nesta parte que você está vendo, mas o mofo já pode estar espalhado por todo o pão, não sendo visível a olho nu. Mofo pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário