Como armazenar gotas de chocolate

Como armazenar gotas de chocolate? Precisa ficar na geladeira ou posso conservar na temperatura ambiente? Será que pode congelar as gotas/chips de chocolate? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar as gotas de chocolate, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar gotas de chocolate

Gotas de chocolate ao leite ou meio-amargo, são como as barras de chocolate puro, elas podem ser mantidas na temperatura ambiente (de preferência entre 12 e 20ºC), local seco e fresco, longe da luz do sol. Se estiverem abertas, é importante fechar bem, se possível colocar dentro de recipiente hermético. Evitar ao máximo contato com o ar e umidade.

As gotas de chocolate meio-amargo 70% ou outras que contém mais cacau, podem durar uns dois anos na temperatura ambiente. Já as gotas de chocolate ao leite costumam durar um ano na temperatura ambiente. Isso não quer dizer que após este tempo está estragado, mas elas já começam a perder suas propriedades, ficando com sabor e textura alterados.

Como armazenar gotas de chocolate
Dicas para armazenar gotas de chocolate

As gotas de chocolate podem ficar com camada esbranquiçada em sua superfície, isso não quer dizer que está estragado. Essa camada pode ser gordura ou açúcar do chocolate, que aparece quando ele é submetido à temperatura quente ou umidade alta.

Não é recomendado guardar gotas de chocolate na geladeira, principalmente as versões meio-amargo ou que contém mais cacau. Elas não costumam derreter facilmente e o chocolate absorve o odor de outros alimentos.

Caso onde você more seja muito quente e úmido, embale bem as gotas de chocolate, se possível coloque em recipiente hermético, e guarde na geladeira. Para utilizar deixe um pouquinho na temperatura ambiente.

Pode congelar gotas de chocolate?

Quem quiser pode guardar as gotas de chocolate no freezer, mas assim como a geladeira, não é recomendado guardar desta maneira. Principalmente porque não irá alterar a validade do chocolate. Sua durabilidade vai ser a mesma da temperatura ambiente. Caso decida colocar no freezer, embale muito bem!

Como saber que estragou?

Apesar de ser bem difícil o chocolate estragar, sempre verifique a aparência e o cheiro ou sabor. Normalmente quando estraga ele pode ficar quebradiço, com sabor rançoso ou ficar com algum cheiro esquisito. Notando algo estranho, descarte, não arrisque comer.

Deixe um comentário